domingo, 6 de junho de 2010
POEMA
"Sacuda para longe essa tristeza e renove o seu espírito;
Com moleza você nunca verá a roda do destino.
Que limpa o seu calcanhar à medida que você caminha.
O homem que deseja viver é o homem em que a vida é abundante.
Do jeito como você está, você está apenas alimentando aquela dor final
Que vagarosamente vai enrolando você nas redes da morte.
Mas viver é trabalhar.
A única coisa que permanece é a obra.
Comece então. Volte-se para o trabalho.
Lance-se como semente no seu próprio campo à medida que você anda.
Não desvie o seu rosto porque isso seria fazê-lo olhar para a morte.
E não permita que o passado esmoreça o seu andar.
Ponha sementes vivas nos sulcos que o arado faz na terra
E guarde as coisas mortas em você mesmo.
Pois a vida não se movimenta como um bando de nuvens.
Pelo seu trabalho você será capaz, um dia, de reunir os seus pedaços..."
poeta espanhol Miguel de Unamuno
Ola queridos e queridas, depois de dias de batalha braba, ta nois aqui de vorta!
Recebi este poema acima por email de um querido amigo. Junto com o poema veio um testemunho de uma pessoa que ficou curada de um grave câncer.
Eu que ando injuriada comigo mesma, o poema veio a calhar. Verdade gente, ando sem paciência comigo, com as quimios, com muita coisa que ela traz consigo. Sei, como diz minha medica de que a quimio eh a minha amiga e salvação, mas devo confessar aqui, que andei passando muito mal e, de mal com essa historia de ficar refém deste tratamento tantos dias.
Tenho amor a vida e, por isso preciso vive-la, viver pela metade ta difícil . Nesta segunda passada chorei na clínica por que não queria de jeito nenhum fazer a quimio, chorei feito criança grande, abri o bocao. Depois de muitos mimos, vamos lah, que outro jeito tenho o que ser ACEITAR...
Isso tudo vai na contramao, do ultimo post, tantos sem tratamento e, eu aqui choramingando,mas a terapeuta da clínica disse: Chore sim Ro, sem problemas, são muitos desafios e tem hora que só chorando mesmo. Mas a vida me espera e eu vou lutar sem trégua também, vamos ver no que vai dar! Preciso colocar as sementes no sulco que o arado faz.
Geeeeeeente ontem fiz 52 aninhos demais de bom!
Abraços apertados e quentinhos :)
A foto acima eh da ultima viagem para Cunha... huuummmm vou logo, logo...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Querida Rosário!
ResponderExcluirEu imagino,tudo o que vc está passando. Não há comparação,creio que não há palavras que consolem ter que enfrentar o tratamento, tão duro ,MAS TÃO NECESSÁRIO. Eu fazia de 21 em 21 dias durante 4 horas e já ficava mal.Só Deus para te recompensar por tudo isso,porém PROCURA estabilizar o teu emocional,CONCEDER ao teu organismo uma recuperação ,senão, plena pelo menos razoável.LEMBRA que VOCÊ é a pessoa mais importante para VOCÊ, para suas FILHAS, para o seu MARIDO , para os seus FAMILIARES e para NÓS teus AMIGOS. REPOUSA,CAPRICHE na ALIMENTAÇÃO,NÃO DESGASTE tuas parcas ENERGIAS.
TUDO a seu tempo e ele será o SUFICIENTE para VOCÊ fazer tudo o que estás planejnado e TUDO dará CERTO.
Te abraço
Vera
EEEEEEEEEEEEEEEEEEE PARABENS! Tia rô, ninguem me avisa do aniversário?! mtas felicidades! Mta saude, força, amor, tudo de bom hj e sempre e mais todos os bla bla blas que todos falam, mas de coração pq vc merece.
ResponderExcluirO abraço vai ter que ficar p/ depois, mas nao esquecerei nao! O melhor presente da vida é saber que existem pessoas como vc que cruzam o nosso caminho e nos fazem bem. Mesmo mais "virtualmente" do que pessoalmente, mas são as trocas e emoções, as somas que nos trazem alegria. Obrigada por tudo. um bjao a todos!
Antes de mais, Ro, quero dar-te um beijinho muito especial pelo teu aniversário; é atrasado, mas do coração. Depois, gostaria de te dizer que tens todo o direito de chorar, pois esse tratamento é duro e não te deixa viver plenamente como desejarias; por outro lado ele é necessário para que vivas e portanto, Ro, faça como a sua amiga Vera diz...poupe forças, alimente-se bem e pense primeiro em você; se não descansar, se não tirar as preocupações da cabeça, as energias perdem-se. Agora o que interessa é você, o resto se resolverá a seu tempo. Coragem, amiga e descanse bastante! Gostaria muito de estar perto para a apoiar mais, mas, infelizmente só o posso fazer de longe, pensando em si todos os dias e pedindo à vida que lhe dê FORÇA. Eu tenho pouca, mas deixo-a aqui todinha para você, Ro. Como de costume aqui deixo um beijinho carregadinho de carinho e de esperança.TUDO VAI DAR CERTO!
ResponderExcluirMila
E eu perdi a festa gemeniana? Assim não dá!
ResponderExcluirQuerida Rosária, tudo de bom, força, fé, coragem, renovação sempre. Algumas lágrimas porque não?
Me emocionou muito ler o poema. E mais ainda esta sua luta, que é minha também, de se sentir refém e pensar que vive a vida pela metade. Pensar sim, porque não vivemos pela metade. Vivemos intensamente. Muito mais do que as pessoas que andam por aí sem rumo e reclamando de tudo.
Vamos aguentar querida, as novidades da oncologia estão chegando.
Também passei uma semana difícil. Cansada e com a boca aos frangalhos como dizem em Portugal.
Chega um momento que a gente pára e pensa que vai esmorecer. Aí chegam os mimos. E como eles, nos levantamos.
Felicidades, parabéns, quantas conquistas heim...Já pensou nisso.
Quando esquecer, eu -e a turma- estamos aqui para te lembrar.
Em frente aniversariante!
E eu trocando, geminiana, letrinhas e engolindo algumas. Como sempre apressadinha.
ResponderExcluirJá que voltei...Parabéns pra vc, nesta data querida, muitas felicidades e muitos e muitos anos de vida!
Oi amiga!
ResponderExcluirAtrasada mas aqui vão os meus parabéns cheios de beijinhos, a voaram ,atravessando o atlantico.
Pois amiga, que Deus esteja sempre consigo, e tudo vai melhorar, vai ver que para o próximo aniversáro será um bolo bem grande, e não há choros, mas sim muita alegria com seu marido filhas e amigos.
Parabéns e faço força, para que esse mau bocado esteja vencido.
Até breve
Herminia comunicadoras)
Você é um exemplo...
ResponderExcluirQueria eu que a minha mãe pudesse te conhecer. A nossa luta seria mais prazerosa. Mas, acho que ela está entregando os pontos e , eu, como refúgio, criei um blog para desabafar e conseguir encarar a realidade.
Vera, hoje sai a csmpo, para fazer exames com marcadores, renovar minha carteira de habilitação,fazer politica para vender os convites do chá. Esqueci por todo tempo que tenho limites. Acho que a paz da semana de repouso já chegou apesar, de PET na quinta. bjs.
ResponderExcluirCarol querida, não teve bolo nem vela nem fita amarela....la lá lá..
ResponderExcluirVou clomemorar tudo no dia dos namorados! Bom demais né mesmo!! Vou te ligar preciso conversar com vc a respeito dos sorrisos. :)
Mila, posso sentir daqui o seu abraço, seu carinho, seu pensamento para minha melhora... Setembro tá chegando....
ResponderExcluirOi trocadoras de letrinhas, obrigada pela esperança e, por não me deixar sozinha em pesamento, nos momentos difieis que passamos. Tô com a boca lascada como diz lá na roça.Sem apetite perdendo um pouco de peso mas, pé na tábua não é amiga, afinal vc disse bem: vivemos muito mais que muita gente com saúde perfeita. abraços apertados :)
ResponderExcluirHerminia, , adorei um super bolo! quero crer que no próximo ano será infinitamente melhor. Obrigada por todo carinho:)
ResponderExcluirOh minha pétala, deixa seu blog para que todos nós possamos te visitar. O Câncer tem dessas coisas, não pense que sempre foi assim comigo. Tive um periodo de muita depressão e desejava morrer a cada dia. Depois resolvi sacudir a poeira e dar a volta por cima. É... cada dia um presente estar por aqui. Apareça sempre e deixe seu blog. abraços querida :)
ResponderExcluir