domingo, 6 de junho de 2010


POEMA

"Sacuda para longe essa tristeza e renove o seu espírito;
Com moleza você nunca verá a roda do destino.
Que limpa o seu calcanhar à medida que você caminha.
O homem que deseja viver é o homem em que a vida é abundante.
Do jeito como você está, você está apenas alimentando aquela dor final
Que vagarosamente vai enrolando você nas redes da morte.
Mas viver é trabalhar.
A única coisa que permanece é a obra.
Comece então. Volte-se para o trabalho.
Lance-se como semente no seu próprio campo à medida que você anda.
Não desvie o seu rosto porque isso seria fazê-lo olhar para a morte.
E não permita que o passado esmoreça o seu andar.
Ponha sementes vivas nos sulcos que o arado faz na terra
E guarde as coisas mortas em você mesmo.
Pois a vida não se movimenta como um bando de nuvens.
Pelo seu trabalho você será capaz, um dia, de reunir os seus pedaços..."
poeta espanhol Miguel de Unamuno

Ola queridos e queridas, depois de dias de batalha braba, ta nois aqui de vorta!
Recebi este poema acima por email de um querido amigo. Junto com o poema veio um testemunho de uma pessoa que ficou curada de um grave câncer.
Eu que ando injuriada comigo mesma, o poema veio a calhar. Verdade gente, ando sem paciência comigo, com as quimios, com muita coisa que ela traz consigo. Sei, como diz minha medica de que a quimio eh a minha amiga e salvação, mas devo confessar aqui, que andei passando muito mal e, de mal com essa historia de ficar refém deste tratamento tantos dias.
Tenho amor a vida e, por isso preciso vive-la, viver pela metade ta difícil . Nesta segunda passada chorei na clínica por que não queria de jeito nenhum fazer a quimio, chorei feito criança grande, abri o bocao. Depois de muitos mimos, vamos lah, que outro jeito tenho o que ser ACEITAR...
Isso tudo vai na contramao, do ultimo post, tantos sem tratamento e, eu aqui choramingando,mas a terapeuta da clínica disse: Chore sim Ro, sem problemas, são muitos desafios e tem hora que só chorando mesmo. Mas a vida me espera e eu vou lutar sem trégua também, vamos ver no que vai dar! Preciso colocar as sementes no sulco que o arado faz.
Geeeeeeente ontem fiz 52 aninhos demais de bom!

Abraços apertados e quentinhos :)
A foto acima eh da ultima viagem para Cunha... huuummmm vou logo, logo...

13 comentários:

  1. vera do sullll muito friooooooo6 de junho de 2010 às 17:36

    Querida Rosário!
    Eu imagino,tudo o que vc está passando. Não há comparação,creio que não há palavras que consolem ter que enfrentar o tratamento, tão duro ,MAS TÃO NECESSÁRIO. Eu fazia de 21 em 21 dias durante 4 horas e já ficava mal.Só Deus para te recompensar por tudo isso,porém PROCURA estabilizar o teu emocional,CONCEDER ao teu organismo uma recuperação ,senão, plena pelo menos razoável.LEMBRA que VOCÊ é a pessoa mais importante para VOCÊ, para suas FILHAS, para o seu MARIDO , para os seus FAMILIARES e para NÓS teus AMIGOS. REPOUSA,CAPRICHE na ALIMENTAÇÃO,NÃO DESGASTE tuas parcas ENERGIAS.
    TUDO a seu tempo e ele será o SUFICIENTE para VOCÊ fazer tudo o que estás planejnado e TUDO dará CERTO.
    Te abraço
    Vera

    ResponderExcluir
  2. EEEEEEEEEEEEEEEEEEE PARABENS! Tia rô, ninguem me avisa do aniversário?! mtas felicidades! Mta saude, força, amor, tudo de bom hj e sempre e mais todos os bla bla blas que todos falam, mas de coração pq vc merece.
    O abraço vai ter que ficar p/ depois, mas nao esquecerei nao! O melhor presente da vida é saber que existem pessoas como vc que cruzam o nosso caminho e nos fazem bem. Mesmo mais "virtualmente" do que pessoalmente, mas são as trocas e emoções, as somas que nos trazem alegria. Obrigada por tudo. um bjao a todos!

    ResponderExcluir
  3. Antes de mais, Ro, quero dar-te um beijinho muito especial pelo teu aniversário; é atrasado, mas do coração. Depois, gostaria de te dizer que tens todo o direito de chorar, pois esse tratamento é duro e não te deixa viver plenamente como desejarias; por outro lado ele é necessário para que vivas e portanto, Ro, faça como a sua amiga Vera diz...poupe forças, alimente-se bem e pense primeiro em você; se não descansar, se não tirar as preocupações da cabeça, as energias perdem-se. Agora o que interessa é você, o resto se resolverá a seu tempo. Coragem, amiga e descanse bastante! Gostaria muito de estar perto para a apoiar mais, mas, infelizmente só o posso fazer de longe, pensando em si todos os dias e pedindo à vida que lhe dê FORÇA. Eu tenho pouca, mas deixo-a aqui todinha para você, Ro. Como de costume aqui deixo um beijinho carregadinho de carinho e de esperança.TUDO VAI DAR CERTO!
    Mila

    ResponderExcluir
  4. E eu perdi a festa gemeniana? Assim não dá!
    Querida Rosária, tudo de bom, força, fé, coragem, renovação sempre. Algumas lágrimas porque não?
    Me emocionou muito ler o poema. E mais ainda esta sua luta, que é minha também, de se sentir refém e pensar que vive a vida pela metade. Pensar sim, porque não vivemos pela metade. Vivemos intensamente. Muito mais do que as pessoas que andam por aí sem rumo e reclamando de tudo.
    Vamos aguentar querida, as novidades da oncologia estão chegando.
    Também passei uma semana difícil. Cansada e com a boca aos frangalhos como dizem em Portugal.
    Chega um momento que a gente pára e pensa que vai esmorecer. Aí chegam os mimos. E como eles, nos levantamos.
    Felicidades, parabéns, quantas conquistas heim...Já pensou nisso.
    Quando esquecer, eu -e a turma- estamos aqui para te lembrar.
    Em frente aniversariante!

    ResponderExcluir
  5. E eu trocando, geminiana, letrinhas e engolindo algumas. Como sempre apressadinha.
    Já que voltei...Parabéns pra vc, nesta data querida, muitas felicidades e muitos e muitos anos de vida!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga!
    Atrasada mas aqui vão os meus parabéns cheios de beijinhos, a voaram ,atravessando o atlantico.
    Pois amiga, que Deus esteja sempre consigo, e tudo vai melhorar, vai ver que para o próximo aniversáro será um bolo bem grande, e não há choros, mas sim muita alegria com seu marido filhas e amigos.
    Parabéns e faço força, para que esse mau bocado esteja vencido.
    Até breve
    Herminia comunicadoras)

    ResponderExcluir
  7. Você é um exemplo...
    Queria eu que a minha mãe pudesse te conhecer. A nossa luta seria mais prazerosa. Mas, acho que ela está entregando os pontos e , eu, como refúgio, criei um blog para desabafar e conseguir encarar a realidade.

    ResponderExcluir
  8. Rosario-bendizer p/ Vera7 de junho de 2010 às 15:41

    Vera, hoje sai a csmpo, para fazer exames com marcadores, renovar minha carteira de habilitação,fazer politica para vender os convites do chá. Esqueci por todo tempo que tenho limites. Acho que a paz da semana de repouso já chegou apesar, de PET na quinta. bjs.

    ResponderExcluir
  9. Rosario-bendizer p/ Carol7 de junho de 2010 às 15:43

    Carol querida, não teve bolo nem vela nem fita amarela....la lá lá..
    Vou clomemorar tudo no dia dos namorados! Bom demais né mesmo!! Vou te ligar preciso conversar com vc a respeito dos sorrisos. :)

    ResponderExcluir
  10. Rosario-bendizer p/ Mila7 de junho de 2010 às 15:44

    Mila, posso sentir daqui o seu abraço, seu carinho, seu pensamento para minha melhora... Setembro tá chegando....

    ResponderExcluir
  11. Rosario-bendizer p/Eliane FFFF7 de junho de 2010 às 15:48

    Oi trocadoras de letrinhas, obrigada pela esperança e, por não me deixar sozinha em pesamento, nos momentos difieis que passamos. Tô com a boca lascada como diz lá na roça.Sem apetite perdendo um pouco de peso mas, pé na tábua não é amiga, afinal vc disse bem: vivemos muito mais que muita gente com saúde perfeita. abraços apertados :)

    ResponderExcluir
  12. Rosario-bendizer p/Herminia7 de junho de 2010 às 15:50

    Herminia, , adorei um super bolo! quero crer que no próximo ano será infinitamente melhor. Obrigada por todo carinho:)

    ResponderExcluir
  13. Rosari-bendizer p/ Petala7 de junho de 2010 às 15:53

    Oh minha pétala, deixa seu blog para que todos nós possamos te visitar. O Câncer tem dessas coisas, não pense que sempre foi assim comigo. Tive um periodo de muita depressão e desejava morrer a cada dia. Depois resolvi sacudir a poeira e dar a volta por cima. É... cada dia um presente estar por aqui. Apareça sempre e deixe seu blog. abraços querida :)

    ResponderExcluir