segunda-feira, 31 de maio de 2010

GRITANDOOOOOOOOOOOOO


" A paciência torna mais leve o que a aflição não pode curar". (Horácio)

Olá, como vão? por aqui iniciando mais uma semana off, fiquei uns dias sumida, mas felizmente por conta de muita coisa boa e, ai vão elas :
- Convites para o chá beneficente
- Conhecer o espaço - Buffet com toda infra incluída na doação
- Captar prendas para os sorteios
- Definir e finalizar site e email personalizados (chique)
- Ir ao Banco do Brasil 100 vezes para conseguir abrir a conta do
BENDIZER:)
- Marcar mais um brechó e bazar para o final de semana dos namorados
- Marcar uma monte de exames entre eles PET (ai ai ai)
- Comprar e mandar bordar em 2 hs lencinhos com o logo do
BENDIZER p/ o Fórum
- Ir ao 1º Fórum organizado pelo Instituto Oncoguia
Acho que é isso pessoal, para justificar minha ausência. Não gosto nada de ficar longe do blog mas, para o bem do
BENDIZER se faz necessário bater muita perna por esta São Paulo que não anda. Então muitas vezes o que se poderia resolver em 1hora perdemos no transito mais de 2hs.

Quanto ao Fórum do Oncoguia, foi para mim um grande aprendizado e ao mesmo tempo fiquei pasma com os números atendidos pelo SUS. Acreditem 80% dos pacientes de câncer dependem do SUS. É uma loucura ficar a par de tanta injustiça. Ainda que nós temos o Oncoguia para organizar um evento e, discutir entre grandes personalidades da saúde, o que fazer para melhorar a situação dos portadores de câncer.

Foi um dia cheio, começou as 07:30 até quase 18:30, com intervalo apenas para o almoço, que aliás Dra.Lucina Holtz e equipe estão de parabéns pois tudo estava simplesmente impecável.

E como diz minha amiga Eliane Furtado (vão lá no sentencaourenovacao.blogspot.com), temos mesmo é que botar a boca no mundoooo!
Só assim gritando forte pelos nossos direitos é que de alguma maneira alguém pode nos ouvir. Meu amigo Adão pai de Kaio Borges é um lutador sem fim pelos direitos que seu filho tem como paciente. Mas vejam bem,Adão mora em Irecê na Bahia, lá ainda é mais difícil do que para nós aqui em São Paulo. Quase tudo que Kaio precisa, tem que ser em Salvador, que fica há mais de quatrocentos km de Irecê. Ele conta com a ajuda de amigos, feijoadas promovidas pela comunidade, a família se mobiliza também.
É de matar, pois temos direitos adquiridos e a ajuda não chega, o medicamento especifico não chega, o remédio para náusea não chega, um exame urgente não é liberado.... "Um dos palestrantes do Fórum Oncoguia chegou a dizer que: temos que torcer para que os politicios tenham um familiar com câncer pois só assim eles se sensibilizam..." outro disse também que: "... uma promotora depois de ter sido diagnosticada com câncer, jurou nunca mais vetar nada que estivesse relacionado à doença"... é assim gente boa uma loucura!!! E ainda... "aproveitem o ano político ONGs, por que no ano que vem ninguém vai te ouvir"....

Eu e Zelinda saímos de lá, eu mais que Zelinda pois ela trabalha com pesquisa e sabe bem da luta por verbas e afins, mas eu fiquei meio muda. No dia seguinte acordei com a sensação de que : Meu Deus, preciso logo iniciar a captação de recursos para poder ajudar as pessoas que nem sabem os direitos que tem, imagine você o quanto é sofrido para estas pessoas menos esclarecidas, que nem de longe sabe o que é um blog, uma ONG, um grupo de apoio. FÉ pessoal, mas muita FÉ mesmo!!!

Peço todos os dias à Deus saúde, para lutar pelos nossos direitos. Um dia a mais querido Deus.... mais um... mais um....

Grande Abraço à todos :)

14 comentários:

  1. Há coisas que devem mesmo ser gritaaaaaaaaaaaaaadas... Mas quantas coisas bboas estão acontecendo,não é?Que bom!beijos,forçlae em frente!chica

    ResponderExcluir
  2. ufa! Muita coisa, ate eu fiquei cansada.
    Mas vamos em frente com essa energiaaaaa! um bjo!

    ResponderExcluir
  3. Gritemos reivindicando nossos direitos e também nossas vitórias!!!

    Boa semana!

    Beijinhos


    Carin

    ResponderExcluir
  4. Vera do sul llll muito FRIOOOOOOO31 de maio de 2010 às 19:01

    Querida Rosário!
    Eu sabia que vcs não são fracas não!!!
    Graças a Deus na minha cidade há tratamentos de quimio e radio pelos sus e que há uma ONG ( casa ) que recebe as pessoas que precisam fazer tratamento e não moram na ciadade , sem cobrar nada. Colaboro sempre doando o que posso, de forma anônima, pq não gosto de festeres etc., deixo isso para as madames. Meu irmão tb trabalha como voluntário nessa ONG. Tens toda a razão devemos GRITAR para que TODOS tenham o melhor atendimento. Chega de desvios de medicamentos e sonegação de exames CHEGA.
    Te abraço
    Vera

    ResponderExcluir
  5. Hoje fui vacinar meu filho contra gripe h1n1 e na fila na minha frente encontrei uma amiga que não via tinha uns meses. O segundo filho dela tem uma doença rara, esqueci o nome, mas é uma que cresce tumores pelo corpo. ele está fazendo quimioterapia e disse-me ela que será assim a vida toda. Não tem cura. Está também fazendo tratamento espiritual.
    A esperança é que consigam reprogramar as células dele. E ele só tem 10 meses de vida.
    A gente precisa ter muito amor no coração, muita paciência, muita perseverança para suportar a dor que esta doença causa, tanto para aquele que a carrega quanto para os seus familiares.
    Que Deus ilumine essas pessoas que criam entraves, que dificultam a vida do paciente, que atrasam tratamentos para que não façam o doente sofrer mais ainda.
    Me conforta saber que há esse movimento de luta, de briga pelos seus direitos. Se eu puder ajudar, também quero fazer a minha parte. Desejo a vocês muitas vitórias e que vocês consigam abrir esses caminhos "emperrados".
    Bjs, e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rô,

    Essa paisagem brasileira é triste.
    Sabe, tem muita gente boa, em todos os setores (governo federal, estadual, municipal, médicos, juízes, ONGs, Institutos, etc), empenhada em melhorar esse cenário cruel, mas pelo que observei neste Forum do Oncoguia, existe uma barreira enorme na comunicação entre estas esferas. Elas estão distantes umas das outras.
    Penso que a melhor contribuição seria a de ajudar a ligar os diversos setores para que todos falassem a mesma língua, e um setor não prejudicasse o andamento do outro, como acontece hoje.
    Infelizmente tem sido no GRITO e me parece teremos que continuar "azeitando" nossas cordas vocais porque teremos que GRITAR MUITO MAIS!!!!!!

    Beijão
    LindaZ

    ResponderExcluir
  7. Grita-se. grita-se mas os dirigentes não escutam; gastam milhões em coisas desnecessárias e para a saúde e educação nunca há. A saúde pública não é boa em lugar nenhum, mas aí no Brasil é de facto muito má; há dias vi um programa sobre isso e fiquei assustada. Ainda bem que há gente maravilhosa que faz o seu melhor, mas não chega, aliás, ainda encontra entraves para realizar boas acções.É uma pena, amiga que o Brasil, um país de gente encantadora e solidária despreze tanto esse bem tão essencial; nós aqui queixamo-nos, mas, depois daquela reportagem, vi que nesse aspecto não podemos queixar-nos; para ter uma ideia, Ro, eu aqui ainda não tenho plano de saúde; uso o médico de família, quer dizer cada família usa o mesmo médico do sistema nacional de saúde e é aí que temos as consultas, vacinas e serviço de enfermagem; cada médico tem o seu módulo, com secretária, enfermeira; o problema é que cada médico tem muitas famílias e demora muito para se maracar uma consulta, embora haja serviço lá no centro de saude para casos urgentes; olhe, o meu médico é tão bom que eu prefiro-o ao privado; só vou a este se for urgente se não consulto o do centro de saúde; os exames são gratuitos e os medicamentos têm todos comprticipação do estado, sendo o desconto feito logo na farmácia.Como vê, não estamos assim tão mal; estou a pensar em fazer um plano de saúde só para cirurgias, pois se for pelo sns espera-se muito e às vezes não há tempo para esperar. Espero que consiga realizar todas as suas boas acções, pois Deus com certeza lhe dará tempo para tudo. Um beijinho carregadinho de gratidão pelo que faz por todos nós.Até breve!
    Mila

    ResponderExcluir
  8. O que é um simples Pet (ai ai tb eu - )em meio a tantas ações, atitutes e participações e tanta vida, Ro?! AH QUE BOBAGEM...RSRRSSR SÓ UM DETALHE.
    Quanto ao SUS e a sitaução que bem conheço( ninguém liga que vivemos uma epidemia) FICO PENSANDO: SE EU VOTAR EM UM OU UMA CANDIDATA À PRESIDÊNCIA QUE TENHA TIDO CÂNCER, SERÁ QUE VAI FAZER ALGUMA COISA DE CONCRETO?
    Bem, só peço a vc que mesmo tendo pressa- não se agite tanto.
    Hoje começa o feriadão. Relaxa um pouco, vai ao parque, coma uma pizza e vá com a turma para um cineminha.
    Enjoy o descanso.
    Um beijo grande, parabéns por tudo e vamos em frente. "E hoje que nova vida começa..."
    Este blog é sempre um presente e fico tão prosa porque os amigos não me esquecem!

    ResponderExcluir
  9. É verdade amiga. Nós daqui do Nordeste pensamos assim:

    - A Rosário ao menos mora em SP. Lá os recursos estão a disposição.

    No entanto, há muito a ser feito. Muito a ser cumprido.

    500 bilhões de impostos foi arrecadado.

    Lula justificou dizendo que não é possível governar e ter Estado sem esta carga tributaria.

    Eu até concordaria com ele, se com tantos impostos tivessemos os direitos assegurados e um Estado eficiente. Mas, pagar impostos e não ter os beneficios retornando, e termos que pagar 37% de impostos, pagar de novo SAÚDE, EDUCAÇÃO, PROTEÇÃO e sofrer com a falta de infraestrutura, isso não dá.

    Concordo: Boca no mundo!

    Quanto a Kaio, ainda estamos lutando com um fator que incomoda: Ele dorme cerca de 12 a 14 horas do dia. Está amarelo. Sem forças. As vezes come feito leão, noutras vezes come pouco.

    E os médicos? Nada dizem. Nada orientam. Teremos, talvez, que ir a Salvador atrás da nutricionista.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosário, Bom dia blog querido!

    Respondendo à pergunta da Eliane, respondo aqui: DU-VI-DE-Ô-DÓÓÓÓÓÓÓ!!!

    Adão, concordo com você. Essa situação é absolutamente inaceitável. Temos muito o que gritar e fazer...
    Kaio está nas minhas orações diárias.

    Beijo a todos e bom fim de semana!
    LindaZ

    ResponderExcluir
  11. FELIZ ANIVERSARIO MINHA GRANDE E LINDA AMIGA DO BEM.
    TE AMO MUITO E DESEJO A VOCE O DIA MAIS LINDO DO MUNDO.
    BEIJOS NESSE CORACAO GIGANTE E NESTA MULHER,MAE E AMIGA DE OURO.

    ResponderExcluir
  12. LindaZ cantando e batendo palmas!5 de junho de 2010 às 08:21

    Maria do Rosário,

    PARABÉNS PRA VOCÊ,
    NESTA DATA QUERIDA,
    MUITAS FELICIDADES MUITOS ANOS DE VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Feliz Aniversário, querida amiga-irmã!
    Que Deus continue lhe cobrindo de bondade e coragem!!!!!

    Com muito, muito, muito amor
    LindaZ

    ResponderExcluir
  13. P A R A B É N S !
    Querida vizinha. Quero que vc receba os meus mais puro sentimentos. Que você seja muito feliz e que Deus te cubra com muita saúde, muita paz e que muitos sonhos ainda brotem da sua cabecinha privilegiada . Que vc esteja sempre rodeada de pessoas do bem e que muitos abraços apertados te tirem o fôlego, hoje. Que vc tenha um lindo dia feliz.
    Parabéns...parabéns saúde felicidae que você tenha sempre, hoje e todo o dia paz e alegria na lavoura da amizade.... é uma musiquinha gauchesca que cantamos junto ao parabéns a você...
    Te abraço
    Vera dos sullll GELADO

    ResponderExcluir
  14. Ro para Chica,Carol,carin,Ze, Eliane,Vera,Adao,Cecille6 de junho de 2010 às 16:00

    Obrigaduuuuuuuuuuuuu !!!
    Adoro voltar depois de dias sem acesso ao blog, e saber que meus queridos e queridos não me deixam só!
    E vamos semear, plantar e GRITARRRRR!

    ResponderExcluir