terça-feira, 11 de maio de 2010

AOS CUIDADORES...


" TUDO QUE EXISTE E VIVE PRECISA SER CUIDADO PARA CONTINUAR EXISTINDO. UMA PLANTA, UMA CRIANÇA, UM IDOSO, O PLANETA TERRA. TUDO QUE VIVE PRECISA SER ALIMENTADO. ASSIM, O CUIDADO, A ESSÊNCIA DA VIDA HUMANA, PRECISA SER CONTINUAMENTE ALIMENTADO. O CUIDADO VIVE DO AMOR, DA TERNURA, DA CARICIA E DA CONVIVÊNCIA". Leonardo Boff

Olá amigos visitantes, hoje chorei um pouco. Vou explicar não foi de tristeza e nem por motivo de dores. Chorei ao ler o Estatuto do BENDIZER. Lendo por que amanhã terei uma reunião para aprender a lidar com minha OCIP (ong) e afins. Tive muitas sensações, a primeira foi: nossa terei força e saúde para passar do papel à vida própria.
Nossa Meu Deus quantas pessoas poderemos ajudar colocando tudo isso, na vida de cada paciente, cuidador, familiares e amigos. TEREI pensei bem forte!!! E ai comecei então a olhar várias coisas que já montamos como: apostilas, uma pauta para reuniões abertas, os horários, o dia da arterapia e, parei um pouco mais na apostila que na verdade chama-se Guia Prático do Cuidador, por isso o texto acima. Chorei por pura emoção ao pensar nos cuidadores, o que seria de mim ou de nós sem eles. Eles necessitam também de muito cuidado e, para isso nós do BENDIZER vamos nos empenhar muito.
Bem amigos... estou morta de cansaço hoje, acordei cedo por demais e fiz muita coisa durante todo dia, então agora é: pijama, cama e sonhos.:)
Abraços carregadinho de cuidados :) :) :)

5 comentários:

  1. Eu sempre gostei de ajudar. aprendi com minha mãe. A primeira lição foi : "levante-se e dê lugar para alguém mais velho." E depois vieram outras coisas, outros gestos. Comecei a cuidar e a me preocupar com as pessoas cedinho. Talvez por isto hoje eu tenha cuidadores tão especiais.
    Beijos madrugadores e Ro e Vera: tá bem tá bem , vou contar mais. OU melhor mostrar sobre o encontro mágico do dia 10.

    ResponderExcluir
  2. Vera do sullllllll muito friooooooo12 de maio de 2010 às 17:22

    Rosário Querida!
    Tenho sentado para me encontrar contigo só de noite, pq cuido da minha mãe pela manhã e agora tb a tarde, uma vez que a cuidadora que ela tanto gosta, está com o pai doente teve um AVC e está morando com ela. Milnha mãe não aceita outra pessoa, então vou me revezando e por isso também meus almoços são simples um bom feijão com bife , mandioca frita, couve refogada e saladas e é claro com muito arroz, primeira panela que vai ao fogão. Estou com pouco tempo para fazer tudo o que quero... mas deixar de ler o blog JAMAIS.
    Admiro muito as pessoas que se dispõe a cuidar das que estão precisando são verdadeiros anjos que Deus colocou no nosso caminho para aliviar o nosso trabalho e dar conforto as pessoas que tanto amamos.
    Rezemos por elas.
    Te abraço
    Vera

    ResponderExcluir
  3. Amiga, Tb tive esses ensinamentos, chamar as pessoas mais idosas de Sr. ou Sra, pedir benção ao ir dormir e como vc disse outros gestos. E claro agora recebemos tantos cuidados. bjs
    em Sampa tá um frio danado :)

    ResponderExcluir
  4. Ro querendo ir almoçar na Vizinha12 de maio de 2010 às 18:53

    Como essa vida é simples e ao mesmo tempo temos que entender tantas coisas. Vc que tb precisa de cuidados cuida de sua mãe, e quem cuida de vc? Fale mais sobre suas buscas. Todos precisam saber o quanto vc batalha e luta querida.Sei tudo sobre vc, não se esqueça que a conheci no "Meu Oncoguia". Sendo assim todos nós mandamos energias de Sampa friiiiaaaa essa babilônia que só por Deus se vive aqui.Abraços quentinhos :) QQ dia vou almoçar ai! adooooro mandioca!!!

    ResponderExcluir
  5. Tia ro, as vezes o que pra gente é um pequeno gesto, pra muitos são gestos enormes. Cuidar sempre dos que gostamos tem que ser um gesto eterno pq todo amor que damos, volta para nos (e isso eu sei que vc faz muito bem). Um bjo com mto calor de ribeirao!

    ResponderExcluir