segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O que você acha ?...


FDA considera revogar autorização do Avastin contra câncer de mama

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O FDA (órgão que fiscaliza alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, similar à Anvisa no Brasil) está considerando tomar uma atitude incomum e rescindir a aprovação do medicamento Avastin, indicado como última esperança a pacientes com câncer de mama em estágio avançado. A informação foi publicada nesta segunda-feira no site do jornal "Washington Post".

O debate sobre o Avastin, prescrito para cerca de 17.500 mulheres com câncer da mama por ano, envolve a luta politicamente explosiva sobre os gastos médicos e a eficácia, que se deflagrou durante a batalha sobre a reforma dos cuidados de saúde.

O órgão está revisando a recomendação de influentes conselheiros científicos para revogar a autorização do medicamento para tratar o câncer da mama metastático. Ao contrário da investigação inicial, novos estudos indicam que os benefícios da droga, que custa US $ 8.000 por mês, não compensam seus riscos, segundo conclusão do painel consultivo.

A escassez de evidência da eficácia da droga, os potenciais efeitos secundários tóxicos e o alto custo são alguns dos itens que reforçam a perspectiva da revogação da autorização do remédio.

Mas a possibilidade é alarmante para outros especialistas em câncer, mulheres que tomam a droga, alguns membros do Congresso e advogados que defendem disponibilizar aos pacientes acesso a todos os tratamentos possíveis.

O FDA não deve considerar os custos nas suas decisões, mas se a agência revogar a aprovação, as seguradoras poderão deixar de pagar pelo tratamento.

"É difícil falar sobre o Avastin, sem falar dos custos", disse Eric P. Winer, diretor do Breast Oncology Center no Dana-Farber Cancer Institute, em Boston. "Para melhor ou pior, o Avastin se tornou o garoto-propaganda de medicamentos anticâncer de alto custo."

O Avastin é a droga contra o câncer mais vendida no mundo, com vendas globais de US $ 5,8 bilhões, e é o produto mais vendido da Roche. O uso para tratar o câncer da mama traz cerca de US $ 855 milhões em receitas anuais nos Estados Unidos.

O medicamento é aprovado para uso no tratamento de vários cânceres, incluindo os de cólon, pulmão, rim e cérebro. Assim, os médicos poderão continuar a escrever prescrições para o câncer da mama, como uso "off-label" --quando o médico recomenda um remédio para um uso não indicado na bula.

AVASTIN

Avastin foi a primeira droga criada para combater o câncer, bloqueando o fluxo de sangue aos tumores, o que tem sido aclamado como uma das primeiras inovações significativas nas últimas décadas da guerra contra o câncer. Mas é também uma das mais caras de uma nova geração de medicamentos anticâncer que só permite poucos meses de vida extra.

O FDA aprovou o Avastin para o câncer da mama avançado em 2008, apesar da opinião dividida sobre a sua utilidade e efeito. Apenas um estudo descobriu que a droga pareceu atrasar o crescimento do tumor de mama avançado em cerca de cinco meses. Não ficou claro se os pacientes viveram mais ou experimentaram uma melhoria da qualidade de vida.

Mas o FDA aprovou o Avastin no âmbito de um programa especial destinado a fazer novos tratamentos disponíveis o mais rápido possível, com a ressalva de que as empresas farmacêuticas conduziriam estudos para validar a eficácia das drogas.

Olá, pessoal ohhhh frio danado heim gente?!!

Alguns amigos (as) sabem que faço uso do AVASTIN há quase 04 anos. Junto trago todas as sequelas que este medicamento provoca. Mas eu "acho" que sem ele não estaria mais aqui.

O AVASTIN no meu caso é um tratamento alvo, que sua função é ir diretamente nos tumores dos pulmões e acertá-los em cheio ou pelo menos manter estabilizado, estou na segunda opção por enquanto. Enquanto não acerta em cheio meus tumores sigo na fila dos milagres.

Sobre a aprovação no caso de câncer de mama, acho SIM que deveria ser aprovado por órgãos competentes , pois tudo que pode melhorar/prorrogar a vida tem que ser tentado.

O caso é que existe muitas coisas no meio de tudo isso, que foge ao meu entendimento. Certa vez ouvi de um deputado que ele iria promover um abaixo assinado, sobre medicamentos para o tratamento de câncer aprovados pelo SUS, pois tinham um custo muito alto. Eu já estava doente e pensei: Claro meu nobre deputado, sua mãe, pai, filha, esposa, irmã e você não estão com câncer, para que então ter gastos e assim deixar os SUS mais pobre.

Recebo centenas de email sobre: Tal lugar tem medicamentos gratuito, tal lugar tem atendimento X, outro Y, mas, quando você vai checar nada disso na prática existe.

Eu felizmente tenho um bom convênio, que no inicio tivemos que brigar um pouco mas, tomo 02 vezes por mês o AVASTIN e, assim tenho então uma sobrevida quase perto do normal.

Algumas pessoas não gostam da palavra sobrevida, eu gosto. Gosto porque quando acontece um acidente grave de avião, onibus, barco, terremoto, Katrinas da vida, que envolve muitas pessoas é com um alivio que recebemos a notícia que entre aquela tragédia houve um sobrevivente.

Tripulação a "face" do blog está novamente alterada , agora na lateral. É a Giovana promovendo alguns enacertos tre blog e site.

Hoje estou aqui recebendo minhas gotinhas, elas são meio "punk" inclusive o AVASTIN também mas, perder a Fé jamais :)

Um lindo dia à todos vocês !

7 comentários:

  1. LindaZ que virou PICOLÉ16 de agosto de 2010 às 11:20

    Bom dia, querida! Bom dia Blog!

    Pra mim, essa história do FDA confiscar o AVASTIN no caso de CA de mama metastático, pq o risco é maior que o benefécio, é a mais pura balela. Com certeza isso é uma briga de seguradoras de saúde. Como o remédio é muito caro, "não vale a pena investir para pouco tempo de vida",rsrsrsrs!!! rsrsrsrssrrsrsrs...
    HORRÍVEL, mesmo!
    Quem pode, pode e quem não pode, morre, e rápido. Nada de ficar prolongando. Essa é a lei!!!!!!!!!

    CRUEL!!!!!

    Rô, tome as suas gotinhas, bem bonitinha e boazinha, pra gente passear bastante, tá?

    Beijos
    LindaZ

    ResponderExcluir
  2. Rosário, gostei da sua frase sobre o deputado não ter algúem da família com cancer. Aliás acho que político deveria usar o Sus para toda sua família e seus filhos estudarem em escolas públicas, acho que daí o nível de tudo isso melhoraria muitoooooooooooooooo. Quanto à vc minha amiga, força, fé em Deus! Ah! espero que não esteja congelando nesse frio como a LindaZ,Rs.... Aqui no interior tá muitoooooooooooooooooo frio tb. Daqui há pouco vou fazer a primeira sessão de radio, só to pensando em como ficar sem blusa com esse frio! Mas vamos em frente com frio e tudo! Faz parte né? Um abraço bem quentinho para vc! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, Ro, tanto aí como aqui, só pensam em poupar naquilo que não devem. Tudo vale a pena nem que seja para se viver só mais um dia. A saúde pública aqui está melhor do que no Brasil, mas também estão sempre a cortar despesas na saúde e na educação. Cortar nas mordomias dos políticos e nos ordenados e aposentadorias dos deputados( são uma vergonha!!!) isso ninguém pensa em fazer. É triste, mas é a realidade. Um beijinho, querida amiga, desta vez carregadinho de amizade. Até amanhã!
    Mila

    ResponderExcluir
  4. Querida Rosário!
    Dinheiro....Dinheiro.... Dinheiro...E só o que pensam,e concordo com a Linda-Z seguradoras estão por trás. Acho que o tanto que investem para pagar o AVASTIN deveriam investir tb em PESQUISA, para encontrar a CURA. Não se admite em pleno século 21 ainda morrermos com doenças do século 19. Avastin sim e sempre , não importa se por 3,30 dias ou por vários anos. Pesquisa,pesquisa e pesquisa....Teste genético no DNA de famílias propensas, atenção e atendimento especial.
    Tenha uma linda noite.
    Te abraço

    ResponderExcluir
  5. Rozário!!! Isso é uma briga política, ridícula e patética! Se você promover algum documento, juntamnte com as entidade competentes sobre a qual você deve ter conhecimento, eu tô dentro da luta. A minha mãe fez uso do TARCEVA - que tabém é a última opção,mas que bom que o plano dela cubiru tudo sem maiores problemas... EU SOU A FAVOR DE TUDO PELA SOBREVIDA E PELO BEM ESTAR DOS PACIENTES! QUANDO AMAMOS ALGUÉM QUEREMOS PARA ESTE ALGUÉM O MELHOR E SEI QUE FOI DESSA FORMA QUE FIZEMOS COM MAINHA E QUE EU FAREI POR QUALQUER PACIENTE DE ONCOLOGIA!!! Bjo grande!

    ResponderExcluir
  6. ABRAÇOS APERTADOS PARA TODOS E TODAS :) :) :) :) :) : )

    ResponderExcluir
  7. maria do rosário , nome de santa e guerreira , meu nome e rosangela e a 1 e 8 meses descobri que tinha câncer de pulmão depois das quimio, faço uso do avastin , gostaria de saber como vç estae se eu tenho esperança

    ResponderExcluir