sábado, 28 de agosto de 2010

Aprender


" Aprender uma coisa significa entrar em contato com um mundo do qual não se tem a menor idéia. É preciso ser humilde para aprender". (Paulo Coelho)


Olá, amigas e amigos espero que aproveitem bem o final de semana. Que este tempo seco que transformou nossos dias aqui em São Paulo um horror, nos dê uma trégua.

Fui convidada ontem para um encontro de funcionarios de um grande laboratorio. Eu e mais 03 pacientes de câncer fomos lá para dar nosso depoimento. Contar nossas historias, duas delas já com sucesso total de cura e as outras duas em andamento.

Todas as pessoas presentes trabalham na area financeira deste laboratorio. O diretor vem promovendo esses encontros motivacionais, pois a intenção é que, mesmo trabalhando fora do laboratorio, das pesquisa e etc.. Eles fazem parte de um todo para que o produto final chegue até nós pacientes.

Houve um silencio profundo enquanto cada uma de nós contava sua historia. Depois ficou aberto para as perguntas.

Demorou um pouco, tinha-se a impressão de que todos estavaõ absorvendo tudo, e perguntar o que??? Que doença é essa??? que resolveu perseguir o mundo!!!

Até que sempre tem um para dar o pontapé inicial. Foram então muitas perguntas, esclarecimentos e eu fiquei com a sensação de dever cumprido. De poder passar para as pessoas que vida muda tão rápido que adormecemos sadios e acordamos doentes.

O dever cumprido era também dizer que, embora eles trabalhassem em areas administrativas cada um deles faziam parte de um todo, que leva até nós pacientes o produto final que são os medicamentos. Podemos ter uma qualidade de vida bem proxima do normal apesar de sermos portadores de doenças graves mas, hoje são até consideradas cronicas.

Algumas pessoas disseram que a empresa começou a fazer esses encontros motivacionais e cada um foi mudando o sentido da vida.Alguns mudaram um pouco o foco da vida, do trabalho e para com o próximo.

Lá também eles ficaram sabendo por depoimento de uma colega de trabalho, que sua mãe foi diagnosticada com câncer de colon retal e, que não tinha convênio mas a empresa ajudou muito e hoje ela está curada.

Enquanto almoçavamos uma funcionária que sentou conosco comentou:

- Poxa trabalho quase do lado de fulana e não sabia que ela tinha passado por tudo isso com sua mãe !

Conversamos então sobre a importancia de estar mais proximo do proximo para saber o momento que ele precisa de nosso apoio, nossa ajuda. Fazer realmente a tão esperada corrente do bem.

Para vocês que são o elo da minha corrente do bem,...


Um abraço apertado :)



16 comentários:

  1. Fico feliz que a reunião tenha sido bem proveitosapra todos.

    Um lindo fim de semana, descansa bem!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosário,
    É uma sensação ótima essa de dever cumprido, né. Fico feliz com você.
    Essa semana eu recebi uma notícia não muito agradável referente aos resultados dos exames que minha mãe realizou. O médicp disse que ela desenvolveu um tumor entre o intestino grosso e delgado. fiquei muito abalado com a notícia, pois era o que eu temia... Minha avó teve os mesmos problemas e sintomas. Mas o que me conforta é que as épocas são outras, os tratamentos avançaram bastante e minha mãe é uma mulher muito forte... assim como você.
    Ela deve realizar uma biopsia essa semana pra saber se é benígno ou malígno. A notícia é desagradável, mas confiamos em Deus.

    Um beijo pra você. Ótima noite de sábado.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    Parabéns pela reunião, acredito que esclareceu e ajudou muitas pessoas.
    Que laboratório foram dar o depoimento de vocês?

    Vou seguir seu BLOG.
    Abraço,
    Dr. Marcos Souto

    ResponderExcluir
  4. Esta história me deixou emocionada e com mais confiança no ser humano; ainda há pessoas que se preocupam com os outros; o dono deste laboratório é digno de louvor e está ciente do papel importante que pode e deve desenvolver na sociedade. Os funcionários dele nunca mais serão os mesmos; vão começar a olhar para o colega do lado com outros olhos e não vai ser preciso falar nada; prestando mais atenção, verão com facilidade que o amigo está com problemas. Lindo post, Ro! Não há nada melhor do que ver os problemas dos outros "ao vivo e a cores" para se entender que não se pode olhar só para o próprio umbigo; há que olhar ao nosso redor e estender a mão, pois há sempre alguém a precisar, pelo menos de uma palavra amiga. Um beijinho carregadinho de amizade.
    Mila

    ResponderExcluir
  5. Querida Rosário!
    Boa Noite!
    Sinal dos tempos...... Até que emfim aparce um sinal de huamanidade neste dirigentes que "pensam no vil metal". Que tenham absorvido tudo o que foi falado, que humanizem primeiramente o seu ambiente e que isso transborde para que Todos tenhamos medicamentos de última geração disponível. Havia alguem do Ministério da Saúde, da Secretarias de Saúde.... Eles tb deveriam ser convidados... A candidata , não vejo comentar nada sobre isso nos seus programas na TV.. Bem o pontapé foi dado. Quem tiver ouvidos que ouça....
    Te abraço
    Tenha um domingo respirável e cheio de carinho.

    ResponderExcluir
  6. Palestras, encontros, esclarecimentos são suepr necessários neste momento que o mundo vive( e desconhece) onde tantas famílais são acometidas por doenças.
    Brilhante papel Rô.
    Um dia vou aí também para contribuir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Rosário que bonito a iniciativa desse laboratório, isso sim é pensar no todo, em quem usa ou vai utilizar o produto, afinal seres humanos. Desejo à vc um lindo domingo e que Papai do céu mande uma chuva para amenizar esse deserto... Espero que vc esteja bem viu? Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Rô, querida,

    Que domingo maravilhoso que passei!
    Certamente foi encomendado pelo Céu...
    Aprendi mais um pouquinho hoje sobre superação, amor ao próximo, dedicação,FORÇA, luta, humildade, paciência...
    Me senti um pouco iluminada pela luz daquelas três pessoas celestes que encontramos hoje!
    Obrigada Rosário por ter me levado com você!
    Beijão
    LindaZ

    ResponderExcluir
  9. Oi Chica, tudo tem acontecido em momentos certo só tenho que agradecer ao Criador.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Querido Vagner, sei bem desses momentos... É uma loucura essa nossa que muda tão de repente.
    E temo uma grande aliada sua mãe é forte, assim a espera fica mais leve.
    Nossa fé e corrente nos dará força para enfrentamentos.
    Um abraço bem apertado para momentos delicados.
    sua sempre amiga
    Ro

    ResponderExcluir
  11. Dr.Marcos obrigada pela visita.
    O laboratório é Roche, que produz entre outros medicamentos o AVASTIN do qual faço uso há 04 anos.
    É sempre bom poder contribuir.

    ResponderExcluir
  12. Mila, querida amiga, sabe a "minha" Luciana Holtz a pisco oncologista que infelizmente agora não mais pertence a clinica onde faço o tratamento, sempre diz que um depoiamento ao vivo e a cores não tem preço.
    E vc tem tb razão, temos que olhar ao redor é só querer.
    bjs.

    ResponderExcluir
  13. Vera, minha vizinha, é... não tinha esse pessoal lá não e nem ninguem da turma deles.
    Ai de nós se não olharmos ao nosso redor como tão bem Mila colocou.
    Vizinha hj abraços noturnos, semana de medicamentos complicados, consulta com marcadores, uma ansiedade sem fim.

    ResponderExcluir
  14. Damas das plavras - Eliane FFF, vc está sempre convidadissima para tudo que quizer aqui em Sampa, em nossa casa, no Bendizer, tomar café no parque, etc... temos tempo vc vai ver!
    Vc tb faz dai a sua parte amiga.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Cris, o domingo foi ótimo vou contar tudo. Espero que vc esteja melhor esta semana.
    bjs.

    ResponderExcluir
  16. LindaZ, foi como vc bem diz, certamente um grande encontro.
    bjs.

    ResponderExcluir