sábado, 22 de maio de 2010

A copa dos Goles


RUY CASTRO

RIO DE JANEIRO - Um tradicional festival de jazz - música que só interessa a adultos, e, mesmo assim, a uma fração deles - deixou de existir no Brasil há alguns anos porque não podia ser patrocinado por uma marca de cigarros. Já a seleção brasileira, que estará onipresente nos lares brasileiros dentro de três semanas, pode ser patrocinada por uma bebida alcoólica.

A dita bebida, uma cerveja, tomará o país em dimensões nunca vistas e por todas as mídias existentes, incluindo publicidade estática, indução subliminar e telepatia. Uma rima pobre -"brahmeiro", "guerreiro"-, pespegada aos jogadores, será o mote de milhões de crianças enquanto durar a Copa do Mundo, enfatizando, inclusive para os pais, a "naturalidade" do consumo de cerveja desde tenra idade.

Quinze por cento desses milhões desenvolverão alcoolismo dentro de dez anos. E, embora estejamos falando de futebol, isso não é um chute. É apenas a porcentagem de pessoas que desenvolvem a doença num universo humano com acesso livre a bebidas alcoólicas, o que sói ser o caso do Brasil. Não por acaso, esse é também o número estimado de alcoólatras no país: 28,5 milhões -15 % da população.

A ideia de que a cerveja não é uma bebida alcoólica -e, daí, apropriada a patrocinar atletas- tem espantosa circulação entre nós. Não há força capaz de sequer enquadrar sua publicidade em certos horários, como conseguiram com o cigarro (este banido de todos os veículos) e com as outras bebidas.

O patriota Dunga - aliás, um dos "brahmeiros" oficiais da campanha - não faz questão de que gostem dele, mas de que "gostem do Brasil". Pois saiba Dunga que, seja ou não o seu time campeão, o legado histórico da Copa de 2010 para o nosso futuro será medido não em gols, mas em goles. Muito apropriado para uma Copa dos copos. (Folha de SP - 17/maio/2010)

"Bem amigos", e você o que acha do país parar para ver a copa?
Dos deputados que já pouco trabalham, querem mais uma "folguinha" na copa?
Tenham um ótimo sabado!
Abraços Apertados

2 comentários:

  1. Querida Rosário!
    O Brasil é o país do faz de conta. Faz de conta que trabalha, faz de conta que estuda, faz de conta que ensina, faz de conta que paga , sonega. Faz de conta que cumpre o horário,mas sempre tem que sair um pouco antes, faz de conta que que é uma país sério e feliz. De agora em diante é copa e se o Brasil ganhar o Dunga será um REI e se perder será um infeliz. Depois eleições, candidatos mentindo que tudo está bem, na saúde , na educação ,na segurança, que vivemos num país perfeito. Sempre foi assim e assim continuará a menos que nós nos transformemos, todos, numa sociedae mais consciente, mais responsável , mais ecológica e mais muito mais humana.
    Como Fazer???? Eis a questão.
    Te abraço
    Vera

    ResponderExcluir
  2. É um male que assola todos os países, Ro. Nem imagina acomo a comunicação social acompanha os " meninos da bola" todos os dias e a todos os momentos. É até ridículo, parece que nada mais acontece cá. Imagine que o Cristiano Ronaldo chegou ao estágio de helicóptero tendo um carrão à espera. O locutor que estava acompanhando o evento chamou-lhe uma estrela vinda dos céus. Fiquei brava! Como podemos formar os nossos miúdos com toda esta pompa dedicada a um homem que só sabe chutar uma bola? Enfim...o importante fica para depois, as crianças que têm fome, por exemplo.Os valores estão completamente invertidods. Eu sei que o povo gosta, mas quem está à frente de um canal de tv tem que ter responsabilidade e saber o que deve ser mais noticiado; o problema, é claro...as audiências caem. Resumindo penso que o problema está em todos nós que vemos tv e damos importância a tudo o que passam, mesmo que não tenha interesse nenhum. Quanto aos deputados não trabalharem, não sei como vai ser cá, mas não vai ser diferente, tenho a certeza. Um beijinho, Ro e vammos aguentando que é o remédio.

    ResponderExcluir