domingo, 23 de maio de 2010

Acupuntura

Acupuntura combate efeitos da quimioterapia no Instituto do Câncer

DÉBORA MISMETTI
Editora-assistente de Saúde

Dores, náuseas e outros efeitos colaterais de cirurgias e da quimioterapia estão sendo tratados com acupuntura no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira.

O ambulatório para esse procedimento foi aberto no início do mês. Segundo Eduardo D'Alessandro, clínico-geral e acupunturista do instituto, a terapia melhora o bem-estar do paciente e o andamento da quimioterapia. Como os efeitos colaterais são amenizados, não é preciso diminuir a medicação.

Rodrigo Capote/Folha Imagem
Paciente é submetido a aplicação de agulhas durante sessão de acupuntura realizada no novo ambulatório do Instituto do Câncer
Paciente é submetido a aplicação de agulhas durante sessão de acupuntura realizada no novo ambulatório do Instituto do Câncer

As agulhas são usadas para controlar dores que aparecem após as cirurgias, hipersensibilidade nas mãos e nos pés causada por alguns tipos de quimioterapia, assim como fadiga, insônia, depressão, problemas intestinais e ondas de calor --efeito de remédios contra o câncer de mama.

A indicação para acupuntura é sempre feita por um médico do instituto, e há casos em que é preciso ter mais cuidado, como em pacientes com inchaços causados por cirurgias ou que estejam tomando anticoagulantes. "O inchaço por falta de drenagem linfática, que pode acontecer após a operação de câncer de mama, pode deixar a pessoa mais exposta a infecções", diz o acupunturista.

D'Alessandro afirma que hoje há menos resistência dos médicos à técnica. "Ela é uma terapia complementar, não substitui remédios."

Fonte : Folha On Line

5 comentários:

  1. oi tia rô, vi seus recadinhos, mto obrigada viu? Acupuntura é mto bom. No começo tinha medo das agulhas, depois bastava deitar que já dormia a cada espetada. rsrs.
    Um bjo e bom domingo. Saudades espero que esteja bem!

    ResponderExcluir
  2. Rô, é muito bom saber que a medicina ocidental está reconhecendo a eficácia de técnicas da medicina milenar oriental. Acredito mesmo na reorganização do equilíbrio de energias e que auxilia muito nossa saúde, e por isso deve ser feita por profissionais estudiosos do organismo humano e bastante experientes.
    Se é eficaz quando bem feita, pode ser prejudicial se forem estimulados os pontos errados.

    Beijão
    LindaZ

    ResponderExcluir
  3. Querida Rosário!
    Sei dos efeitos da acupuntura através dos depoimentos da Nathalia P. do Oncoguia, ela está se sentido muito bem. Nunca fiz mas, há muito tempo atrás tive vontade de colocar as sementinhas, para minorar os calorões da menopausa, mas aconteceu o que aconteceu e então nem lembrei mais disso.
    Acho que vale muito. Todas as formas de ajuada devem ser tentadas, afinal melhorar as condições depois de uma quimio todos merecem.
    Te abraço
    Vera

    ResponderExcluir
  4. Em 1992 conheci Glória. Ela foi quem me explicou os beneficios e os usos da acupuntura...

    ResponderExcluir
  5. Rosario-Bendizer para os queridos25 de maio de 2010 às 15:34

    Meninas queridas e garoto querido, obrigada pela espiada e mensagens!
    Bejo do Gordo !!!!

    ResponderExcluir