segunda-feira, 5 de outubro de 2009


Aos 101 anos de idade, o arquiteto Oscar Niemeyer foi operado de urgência para retirada de um tumor de intestino que estava sangrando e que foi detectado durante o período pós-operatório de outra cirurgia. O que fazer para não ser surpreendido por uma situação como essa? Existem métodos de diagnóstico mais precoces desses tumores?

Menos da metade das pessoas faz exame preventivo para câncer do intestino. O diagnóstico de um tumor do intestino começa muitas vezes com a pesquisa do sangue oculto nas fezes. É um teste simples, que pode indicar a necessidade de uma investigação mais profunda.

Porém, o método que permite melhor oportunidade de diagnóstico precoce é a colonoscopia. A colonoscopia é um exame endoscópico que permite a detecção precoce dos tumores do intestino grosso, aumentando as possibilidades de tratamento curativo.

O câncer do intestino grosso ou cólon é muito comum em homens e mulheres e causa milhares de mortes todos os anos. No Brasil esses tumores respondem por cerca de 8% dos óbitos por neoplasias malignas a cada ano.

Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com o diagnóstico precoce. A taxa de sobrevivência das pessoas diagnosticadas e tratadas na fase inicial é de mais de 90% nos primeiros cinco anos. Infelizmente, mesmo nos Estados Unidos só 39% dos tumores são descobertos nessa fase.

A colonoscopia faz parte das diretrizes internacionais de prevenção e é indicada para todos os indivíduos acima dos 50 anos de idade. Nos casos de pessoas com histórico familiar para câncer do intestino, o exame deve ser realizado mais cedo, a critério do médico que acompanha o paciente.

A colonoscopia, que permite a visualização direta de todo o intestino grosso, é um dos poucos métodos diagnósticos que também são terapêuticos, já que os pólipos ou pequenos tumores descobertos durante o procedimento podem ser retirados de pronto.

A baixa utilização do método de diagnóstico se repete no Brasil, onde o Ministério da Saúde registrou de janeiro a outubro de 2007 a realização de apenas 74 mil colonoscopias, em um universo de mais de 15 milhões de brasileiros acima dos 60 anos. Desse grupo, 77% foram feitas nas regiões Sul e Sudeste.

Somente com a implementação de políticas de prevenção efetivas e abrangentes poderemos diminuir o impacto dessa doença que mata mais de 10 mil pessoas por ano em nosso país.
Fonte: G1
Data: 01-10-09

Amigos, este é o meu drama, diagnóstico tardio, não por falta de ir a gineco regularmente, mas por ela não ter dado atenção as minhas queixas. Eu reclamava de um incomodo no abdome, ela dizia que eu dirigia muito, ficava muito tempo sentada e precisava caminhar regularmente. Eu caminhava regularmente e tinha cuidados com a alimentação. Quando tive o diagnóstico, o médico disse que : Pelo tumor estar em estágio avançado, eu deveria estar perdendo sangue pelas fezes há mais de 01 ano. Preste atenção, o sangue não é vivo nas fezes como muito de nós imaginamos. As fezes apenas escurecem, como muitas vezes , as fezes mudam de cor devido a nossa alimentação, é necessário muita observação.
Divulguem por favor.

Abraços Apertados! :)

11 comentários:

  1. Eliane Furtado -colono6 de outubro de 2009 às 03:42

    Bom dia. Excelente texto. Importantíssimo ficarmos atentos aos exames de rotina. O câncer do intestino -em muitas pessoas - dá sinal também através do exame C.E.A.
    Este foi um marcador improtante para que eu conseguisse uma segunda chance.
    Exames de próstata, utero, mamo e a colono deveriam ser obrigatórios!!!
    As pessoas tem medo de exames, tem enjôo por fazer colono, e depois...
    ah depois, só a gente sabe o que enfrenta.
    Campanha pela colono obrigatória após os 45 anos. Gratuita.
    Ro, recebiiiiiiiiii os beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Importantíssimo este aviso, amiga. Não nos prevenimos e depois não há solução; não sabia que o teu problema era nos intestinos, mas isso pouco importa; o que interessa é que se trata de uma doença e que há que combatê-la, usando essa força que tu tens demonstrado. Um beijinho e que fiques bem!
    Mila

    ResponderExcluir
  3. LindaZ GALA p/ RoZ BEN6 de outubro de 2009 às 11:20

    Muitíssimo útil sua postagem, querida!
    A colonoscopia deveria ser obrigatória após os 45a, assim como o exame de sangue oculto em fezes. É uma análise tão simples e barata, que não dá pra entender pq não é pedida, de rotina, para adultos.
    Como dise a Eliane, o exame do CEA tb é de grande valor, e RARAMENTE é pedido pelo médico.
    Acho que as escolas de medicina (que são demais da conta!!!!!) precisam reformular seus currículos. É MUITO médico se formando, sem a mínima noção de uma clínica bem feita.
    Êita lasquêra!!!!!
    E vamo que vamo sempre em frente!
    Se cuida, amiga. Descansa bastante pra ficar zero bala de novo e poder viajar e tomar VINHO!!!!

    Muuuuuitos beijitos, beijocas, etc.
    LindaZ Gala

    ResponderExcluir
  4. Já te tenho como querida, amada, prezada, por isto, digo:
    Querida Rosário, estas poucas linhas revelou-me mais sobre você. E vi a situação que nos abateu. Os médicos que atendiam a Kaio diziam que não era nada, que era "olho de mãe", que era nós procurando chifre em cabeça de cavalo, etc e tal.
    Mas, minha teimosia me ajudou nisto. Fiquei em cima da situação. Procurando explicações, para as coceiras, para os suores, e por fim para os ganglios.
    No nosso caso, os sintomas foram aparecendo e acumulando um aos outros.
    Se dependesse dos médicos e de alguns familiares e pessoas próximas, talvez tivessemos descoberto mais tarde, a sua semelhança.
    É que nós confiamos neles, não é? Se a médica, a gineco dizia isto, com que elementos se poderia contestar, não é mesmo?
    Agora seu caminho está mais dificil, mas, você tem conseguido trilha-lo, e ainda tem deixado uma corda para nós outros vermos por onde tens passado, isto faz parte de seu carater e personalidade altruísta!

    ResponderExcluir
  5. Querida Rosário!
    Realmente Oscar Niemeyer foi operado ao 101 anos ,por quem???? MÉDICOS que consideraram a necessidade de uma melhor qualidade de vida para uma pessoa idosa. Aqui no sulll parece que depois dos 80 as pessoas já tem um destino .... sabe qual é.... deixa como está, porque ....Não acho justo isto, se o paciente tem condições opera se não, tenta....Ótima tua postagem. Serve de alerta, onde tudo pode começar.
    Eu tinha metástase no íleo ( intes. delgado) e retirado, tudo resolvido. Faço Ca 125 todo mês pq quero , aliás vou coletar o sangue amanhã , sempre fico um pouco apreesiva, mas até agora tudo está dando certo.Assim será tb para vc.
    Aqui, para variar choveu ficamos 12 h sem luz e o dia esteve cinzento , agora (noite) já esfriou.
    Te abraço
    Vera
    Já vou passar o e-amail

    ResponderExcluir
  6. Ro para Eliane Furtado6 de outubro de 2009 às 17:55

    É depois.. só a gente sabe o gigante que vem pela frente. Mas sempre que possível vou dando dicas as pessoas, seja em qq lugar qd sabem da minha doença. Não tenho nenhum preconceito em falar sobre CA. Afinal quem sabe a gente consegue "alertar" alguém. Mais beijinho carregadinhos de carinho! :)

    ResponderExcluir
  7. Rosario - Sao Paulo - Brasil6 de outubro de 2009 às 18:18

    Mila, meu câncer primário foi intestino, mas o tumor estava no estágio 3 e vai até 4. Com esse avançado estagio, já tinha metastase nos ovários,e nos dois pulmões. Tudo começou em 2005. Em 2007 retirei os ovários. E os tumores do pulmão que são 02 no direito e 01 esquerdo.Infelizmente eles são inoperáveis. Desde então faço quimio semana sim, semana não, por isso brinco aqui de semana OFF e ON. Faço quimio sem treguas, em dezembro fará 04 anos. Tenho várias seguelas, uma que me tira as vezes do sério é a neuropatia (perda da sensibilidade das mãos e pés) fico impedida as vezes de dirigir, fazer trabalhos manuais e uso bengala pois não tenho equilibrio por não sentir os pés. É uma luta enorme, mas adoro a vida, gente, cachorro, filhas, marido, amigos e o blog. Agora o mais novo é o Bendizer, que poderá ajudar se Deus permitir pessoas carentes, em informação, remédios mais um pouco a frente, colo, ombro e carinho. Bem amiga conto com suas orações e nossa ida à Fatima que tanto amo. Tenho várias imagens de Nsra de Fatima.
    abraços apertados! :)

    ResponderExcluir
  8. Ai de nós pobres mortais em mãos de médicos não muito habilitados e nem sempre humanizados. Estou na base de mata leão para parar de pensar um pouco e assim normalizar a pressão.
    Gala vou tomar todas qd melhorar!!!
    Abraços apertados :)

    ResponderExcluir
  9. Ro mimada para Adão6 de outubro de 2009 às 18:28

    Adão.. Adão vc esta mimando muito essa sua amiga. Fico emocionada em tanto querer, em tanto carinho, nascido num momento de tanto sofrimento. Quando descobrimos como diz minha amiga Eliane o Inesperado e eu digo Gigante. Apesar da distancia fisica, e ser uma amizade forte virtual, sei que estou em suas orações assim como Katia,Kaio e PH tb estão nas minhas. E sempre que posso e tenho uma informação segura procuro divulgar. E vc tb faz bem a sua parte! Abraços Apertados :)

    ResponderExcluir
  10. Ro para Vera onde só chove!!6 de outubro de 2009 às 18:34

    Vera do céu, vc está nessas cidades do sulll, que está chovendo pedrinhas??? por que aqui a gente vê nos telejornais que muitas cidades de seu estado está demais!
    Agora sobre os C.E.A e C 125, como temo esses exames! Mas fique em paz vc já cumpriu a sua parte. Abraços de Sampa! :)

    ResponderExcluir
  11. ENTREI NESTE BLOG POR PRECISAO E ESTOU EMOCIONADA COM OS DEPOIMENTOS,MINHA QUERIDA MAE TAMBEM OPEROU DE CANCER INTESTINAL EM 14 DE ABRIL 2010,FOI UM SUSTO PORQUE ELA TRATA DE DEPRESSAO E TODO MUNDO E A PSIQUIATRA FALAVA Q OS SINTOMAS( DESANIMO,FALTA DE APETITE, PERDA DE PESO,FEZES DURAS,E FICAVA 5 DIAS SEM EVACUAR)ERAM POR CAUSA DA DEPRESSAO PRINCIPALMENTE PELO DESANIMO E FALTA DE APETITE. ELA DESCOBRIU AO SER INTERNADA NUM QUADRO QUASE SEM VOLTA COM A HEMOGLOBINA A 5.MAS GRAÇAS AO DIVINO PAI ETERNO ELA ESTA MELHOR, FAZENDO ACOMPANHAMENTO MEDICO.HOJE ELA FEZ O EXAME CEA Q DEU UM POUCO ALTERADO, AI JA FICAMOS MUITO PREOCUPADOS.MAS VAMOS EM FRENTE CONFIANDO EM DEUS E SABENDO Q DEUS NAO NOS DA O Q NAO SUPORTAMOS.DURANTE CINCO ANOS VAI SER SEMPRE TENSO CADA VEZ Q ELA ESTIVER Q FAZER OS EXAMES.REZEMOS PELOS ENFERMOS. AMEM

    ResponderExcluir