quarta-feira, 25 de março de 2009

Vamos ser Gansos...


No outono do hemisfério norte, quando vemos bandos de gansos voando rumo ao sul, formando um grande "V" no céu, nos perguntamos porque eles voam dessa forma. A ciência já descobriu, por exemplo, que com essa formação as aves economizam energia, quando cada uma delas bate suas asas, move o ar para cima, ajudando a sustentar a que vem imediatamente atrás. assim, voando em "V" todo o bando se beneficia, e cada ganso "ganha" pelo menos 71% a mais de força de vôo do que se voasse sozinho. Ele percebe isso quando se desgarra do bando e, subitamente, sente a resistência que tem de transpor para continuar voando sozinho, ai, imediatamente, volta à formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que segue à sua frente. É um belo exemplo a ser seguido. Pessoas que tiverem a mesma direção e sentido de comunidade podem atingir seus objetivos de forma muito mais fácil e rápida se "viajarem"em grupo, se beneficiando de impulsos mútuos. Se todos tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, seguiríamos em formação com aqueles que lideram a viagem, abrindo o caminho para onde também desejamos seguir. Entre aves, quando o líder se cansa, muda de posição e um outro assume a ponta. A liderança não é tarefa fácil e exige muito esforço, para que o bando mantenha a velocidade, os gansos de trás gritam para encorajar os que vão mais à frente. Nós tb deveríamos fazer o mesmo, e nos revezarmos em tarefas difíceis. Finalmente, quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro e cai, imediatamente, dois deles saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Permanecem ao lado do doente até que consiga voar outra vez, ou até que morra. Só então, levantam voo sozinhos, ou entram em outra formação a fim de alcançar o seu bando. Nós tb deveríamos agir assim. Se tivéssemos o sentido solidário dos gansos, não nos importaríamos de mudar nosso rumo temporariamente para cuidar do outro, quando necessário, e até que ele se restabeleça e possa voltar a voar com suas próprias asas.


(recebi esta história sem o autor, se alguém souber me escreva)


Vamos ser gansos pessoal, eu adorei a essência...


Namastê

2 comentários:

  1. Que coisa mais maravilhosa e verdadeira.Eu tinha este pensamento quando vim para onde vim amiga e sei que voce sabe disso mas me decepcionei muito com esta "COMUNIDADE" e infelizmente isso parece ser ainda muito dificil para algumas pessoas, vamos dizer assim.Este e o sentido de vida, pesno que estamos aqui ,tendo esta oportunidade exatamente para isso mas...parece que so os gansos perceberam por enquanto.Mesmo assim tenho fe em Deus que um dia isto vai mudar e mudara com pessoas assim como voce que entende o sentido da vida.
    Te amo muito amiga e te admiro a cada dia mais.Voce representa muito mas muito mesmo para mim.Voce e muito querida.


    "Uma das grandes enfermidades eh nao ser ninguem para ninguem" Teresa de Calcuta.

    ResponderExcluir
  2. é um dia as hão de entender que o coletivo gera mais amor... um dia amiga... Amamos muito vc e seus 02 lindos filhos. Abraços brasileiros!

    ResponderExcluir