terça-feira, 17 de março de 2009

AUTOCONTROLE


... A pratica da paciência traz uma estabilidade emocional que não só nos faz mais fortes mental e espiritualmente, como mais saudáveis fisicamente. Sem dúvida, atribuo a boa saúde de que desfruto a uma mente em geral calma e serena. Entretanto, o benefício mais importante da paciência consiste em sua ação como um antídoto poderoso ao mal da raiva, a maior ameaça à nossa paz interior e, consequentemente, à nossa felicidade. A paciência é o melhor recurso de que dispomos para nos defendermos inteiramente dos efeitos destrutivos a raiva. Pensem bem: a riqueza não protege ninguém da raiva. Nem a educação, por mais talentosa e inteligente que a pessoa seja. A Lei, muito menos, pode ser de qualquer ajuda. E a fama é inútil. Só a proteção interior do autocontrole paciente evita que experimentemos o tumulto das emoções e pensamentos negativos... "Dalai-Lama".
NAMASTÊ

7 comentários:

  1. Rosário...
    Tenho tentado execitar minha paciencia. Sempre fui uma pessoa muito imediatista para tudo. Hoje penso que podemos andar com calma, viver mais intensamente e buscar a paz interior. Nada disso é possível sem paciencia.
    Vc me parece uma pessoa calma, e por isso é uma vencedora!
    Te admiro um montão!!
    Adoro ler as msg do seu blog!
    Um beijo grande!!!
    Rubia

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Rubia,eu era muito ansiosa e controladora, achava que ninguém faria melhor o meu trabalho, isso as vezes é tb um pouco de arrogancia né. Mas hoje depois deste longo tratamento,e ver a vida por um fio, procuro na medida do possível exercitar a paz comigo mesma. Bejinhos! Obrigada sempre pela visita.

    ResponderExcluir
  3. É verdade para passar o que passamos temos que ter muito autocontrole, força, fé e uma pitadinha de humor.

    Muita força vital para vc.

    Bjoo no seu coração

    ResponderExcluir
  4. Oi Valeska, força sempre querida!!

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!
    Essa amiga que vos fala e tudo de imapaciente.Sei que preciso aprender.Como tem sido dificil amiga!
    Que bom saber que voce conseguiu esta maravilha, eu pude ver isto nas ultimas vezez em que nos vimos.
    Te amoi muito amiga e estou sempre do seu lado.Beijos gigantes.

    ResponderExcluir
  6. Sempre pensei que a maturidade me traria a tão sonhada paciência.... ledo engano, continuo querendo tudo pra ontem, querendo resolver tudo na raça, e não querendo esperar por ninguém....até que me vi doente e tive que deixar a vida me levar por um tempo. Tenho um comércio que sempre acompanhei em tempo integral, minha casa eu cuidava sozinha, então me i frente a duas cirurgias, casa cuidada por quem tivesse tempo naquele dia, meu comércio ficou com meu marido e meu filho e a agitação que sentia antes foi desaparecendo aos poucos... hoje, ainda tenho a ansiedade de outrora, mas procuro perceber minhas reais condições e dividir mais... delegar mais e esperar mais tranquilamente. Sei que falta muito nessa jornada, mas já dei passos enormes e decisivos....

    ResponderExcluir
  7. Roseni, e assim mesmo, passinhos de tartaruga para se chegar ao longe. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir