quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

QUEM É 80% ?


Olá amigas e amigos...
Como vão todos??
Eu vou bem, um pouco de folga do mundo on line. Sempre quando fico uns dias fora começo por visitar algumas amigas virtuais para saber como está o papo. 
Entre alguns post, li sobre a presença do nosso ex-vice presidente José Alencar. Muito bem que fique bem claro que todos nós que lutamos bravamente para ter uma sobrevida diante deste gigante que nos persegue, não temos o mesmo tratamento que ele vem se submetendo.
ATENÇÃO 80% dos pacientes com câncer estão fazendo seu tratamento ou pelo menos tentando pelo SUS, o que significa esperar até para fazer um simples hemograma diante de uma necessidade suprema.

Eu, me considero uma pessoa com muita sorte, além claro não podemos passar por cima da vontade de Deus, o próprio José Alencar já declarou que Deus não precisa de um câncer para levá-lo desta vida, continuando... depois de Deus eu tenho um excelente convênio médico e pago muuuuuuuuuuuuito por isso, tive uma sorte grande em meio a tanto desespero encontrar uma médica oncologista também do meu convênio, faço exames em laboratórios de primeiro mundo, fico internada em bons hospitais e tomo um medicamento que custa uma fortuna em dólar, que por sinal já é comercializado pelo SUS.

O que fazer diante de uma tristeza profunda em ver pacientes tão humildes com uma condição precária financeira, que não tem nem a informação de seus direitos de paciente, não tem força nem para brigar por algo que tem por direito. É meus amigos a vida é cruel... As pessoas morrem sem ter a menor chance de brigar com esse gigante que é o câncer. Como minha querida amiga Eliane Furtado postou: câncer virou uma epidemia, vá até o blog dela, vale a pena ler também seu desabafo.
 http://www.sentencaourenovacao.blogspot.com/
Eu durante todos esses anos de tratamento fiquei muito tempo sem ir ao dentista, e agora finalmente consegui fazer um tratamento digno, mas claro deixando uma pequena fortuna para aliviar minhas dores. E quem não tem mais de onde tirar. Certo dia ouvi de uma pessoa o seguinte: pacientes de câncer chegam aqui de carro importado e motorista no decorrer do tratamento acabam morando com os filhos. Sim, isso é a mais pura realidade fazemos qualquer coisa para viver, ou pelo menos eu faço!!


Bem amigos (meio Galvão isso heim), a vida dizem: é dura para quem é mole, eu não acho! A sobrevida de algumas pessoas (a minha inclusive) mostram  que estamos muito longe da iqualdade e, nem por isso essa pessoa com menos recursos que a outra foi mole em algum momento, por que meus queridos poucos são os que perdem a vontade de viver... poucos!

@braços @pertados

9 comentários:

  1. Oi M. Rosário,
    eu gostei muito do teu blog. Vim através do twitter do @ciclorganico e gostei muito do que vi.
    Vou colocar o selinho nos meus dois blogs!
    Obrigada pela visita! Tudo de bom pra ti!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Acho que tens razão, Rosário; a vida às vezes é dura até para quem não é mole; precisa-se também de alguma sorte; precisa de se encontrar " anjos " no nosso caminha, amigos que nos apoiem e gente boa que nos informe: estou a falar isso, porque a minha ex empregada que tinha em Guará e por quem a minha filha até hoje chora teve um câncer da mama; já se passaram mais de 5 anos e os médicos dizem que está curada; ela sempre teve muita força e tinha sempre a coragem de ir implorar aos médicos até que fizessem o que ela precisava e eles acabavam por fazer; isso acontecia ainda quando trabalhava comigo. O cancer appareceu, claro, eu já cá estava. Esta mulher não tem plano de saude e está aposentada; teve médicos muito bons a tratar dela pelo sus; quando ela viu que não tinha possibilidades, abalou para Minas onde tem uma irmã que conhece muitos médicos; aí ficou, operou e restabeleceu-se, quando voltou para guará registou-se no hospital Frei Galvão e aí continuou os tratamentos e recebia de graça os medicamentos, Teve sempre anjos a cuidar dela de certeza. Agora mora perto de minha mãe e a saude dela está ao meu encargo;andou a fazer fisioterapia ao joelho, consultou o ortopedista da minha mãe e os medicamentos que precisa a minha mãe compra a meu pedido e a pedido da minha Marta que tem um enorme carinho por essa mulher. Ela fez por merecer tudo isto, pois devo-lhe todo o carinho que me dedicou e aos meus filhos. Mas o que mais importou foi a sorte que ela teve em ter encontrado médicos de verdade que se preocupam com todos os doentes, sejam eles ricos ou pobres. Mesmo tendo convénio, é preciso que os anjos apareçam, pois é muito importante o carinho aliado ao conhecimento e experiência. Um beijinho, Ro e ainda bem que você também teve a sorte da Dª Mariana, os anjos não a teem abandonado. Fica bem, amiga.
    Mila

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Rosário!
    Tua postagem hoje mostra a grande pessoa que és, justa,clara e serenamente, a tua indignação é a voz e a vez de quem não tem onde se "agarrar". Que Deus continue a te abençoar e a iluminar a tua mente e as ações do Bendizer, pois ele é instrumento de apoio, informação, carinho e compaixão.
    Com plano ou sem plano, somos todos seres humanos e com igual dignidade.
    Te abraço muito.

    ResponderExcluir
  4. Se a saúde pública fosse de qualidade o Alencar faria tratamento nele, e Dilma teria também feito também.

    Vamos cortando o que pode. Estamos sem o que tinhamos antes do tipo: SKY, Internet melhor, contas de água, luz, telefone, paga-se um mês, outros não, e vamos fazendo armengos no orçamento. Paga este mês isto, e não aquilo. Temos contas em farmácias, mercados, sapatarias, etc. Mas, estamos escapando!

    forte abraço querida!

    ResponderExcluir
  5. Léli, adorei c por aqui, apareça sempre!
    @@

    ResponderExcluir
  6. Mila, DªMariana sabe o nome dos anjos dela. Que bom amiga e vc ainda fala que precisa fazer bem ao outro? Claro que sempre podemaos fazer ainda mais.@@

    ResponderExcluir
  7. Vera, o Adão meu amigo querido disse muito bem. Se o SUS fosse bom José Alencar e Dilma teriam feito seu tratamento por lá. Vamos lutanto sempre vizinha.@@

    ResponderExcluir
  8. Adão sempre com palavras certas...
    Por aqui a vida não vai muito diferente da sua. A gente vai levando as prioridades sempre. @@

    ResponderExcluir
  9. oi flôr.... saudades de vc... :)
    então, tudo verdade o que vc escreveu viu... tenho uma amiga que luta, luta para conseguir algo pelo SUS, por falta deste, já tivemos até que fazer vaquinha para que ela nao ficasse sem medicamento, pura realidade!! ou melhor, triste realidade...
    Flôr não some não viu... adoro vc.... bjos

    ResponderExcluir