terça-feira, 16 de novembro de 2010

NÃO RETENHA O LIXO


 Antes de começar a receber idéias, coisas e pessoas novas em sua vida, é essencial que você abra espaço para elas. E isso significa jogar fora tudo o que você não usa mais, não precisa ou não gosta. Se estivesse redecorando sua casa, você removeria todas as coisas velhas antes de arrumar os móveis novos em seus lugares... É a mesma coisa com sua vida. Atravancamento, tanto físico como emocional, toma espaço e bloqueia o caminho, impedindo coisas novas de entrar.

Você já ouviu falar do “Pelicano”?


O “Pelicano” é o navio mais indesejado do mundo. Desde 1986 ele tem sido o errante dos mares. Ninguém o quer. O Sri Lanka não o quer. As Bermudas não o querem. A república Dominicana o expulsou. A mesma coisa fizeram Holanda, as Antilhas e Honduras.
O problema não é o navio. Embora enferrujado e inoportuno, o cargueiro de 466 pés apresenta boas condições de navegação.
O problema não é a documentação do navio. Os proprietários atualizaram a licença e as taxas foram pagas.
O problema não é a tripulação. Eles podem sentir-se indesejados, mas não são ineficientes.

Então, qual é o problema? Qual é a causa para anos de rejeição? Recusado no Sri Lanka. Expulso na Indonésia. Rejeitado no Haiti. Por que o “Pelicano” é o navio mais indesejado do mundo?
É simples. Ele está cheio de lixo. Quinze mil toneladas de lixo. Cascas de laranja. Garrafas de cerveja. Jornais. Restos de cachorros-quentes. Lixo. O lixo do longo verão da Filadélfia em 1986. Foi quando os trabalhadores municipais fizeram uma greve. Foi quando o lixo cresceu mais e mais. E todos o recusaram. Ninguém quis o lixo da Filadélfia.

Foi assim que o “Pelicano” entrou em cena. Os proprietários pensaram que ganhariam um dinheiro fácil com o transporte do lixo.  O material foi queimado e o navio foi carregado com as cinzas. Mas ninguém as quer. No inicio, o problema era sua grande quantidade. No final era um lixo muito antigo. Quem vai querer lixo potencialmente tóxico?
A situação do “Pelicano” é uma prova. Navios cheios de lixo encontram poucos amigos. A situação do Pelicano é também uma parábola. Corações cheios de lixo não têm melhor sorte.
O lixo nos afeta. Contamina nossos relacionamentos. Mantenha o lixo a bordo e as pessoas sentirão o seu mau cheiro.

Como você poderia mudar a situação do “Pelicano”? Mudando seu carregamento. Encha o seu convés e os seus depósitos com flores ao invés de lixo, com presentes ao invés de cinzas, e ninguém recusará  navio. Mude o carregamento e você mudará o navio.
Para o que, ou quem, você precisa dizer “não”? O que ou quem você meramente tolera? Está na hora de terminar um relacionamento que o desgosta? De recusar-se a fazer favores que até agora fez porque sentia obrigação?

É importante limpar tudo. Talvez essa idéia o assuste, mas depois que tudo estiver em ordem, você sentirá um enorme alívio.
Do Livro Fênix de Daniel Carvalho Luz

TRIPULAÇÃO A ESCOLHA É NOSSA, DIFÍCIL MAS NOSSA :) 

@ABRAÇOS   @PERTADOS 

6 comentários:

  1. Boa Noite Rosário!
    Linda a parábola e exige de nós reflexão e escolha. Sábias palavras, sábias decisões.
    Como você postou, depende de nós,só de nós.
    Te abraço

    ResponderExcluir
  2. Sempre me disseram que é bom sinal jogar o lixo fora, desocupar armários, prateleiras. Olhe Ro eu sinto-me até mal se tiver tudo cheio em casa; para me sentir bem tenho sempre que ter umas prateleiras vazia em algum armário; a cada estação vejo as roupas que não uso e dou; o meu armário está sempre com espaço; até louças eu só posso ter as necessárias; ter demais e utensílios que não uso me faz mal; só posso ter aquilo que uso e aqui em casa nada está atafulhado; só há um problema...a minha filha é como eu, mas o meu marido e o Anndré não; o André já tem a casa dele, não me chateia com isso, mas com o meu marido eu peno, pois o armário dele vive atoado de coisas que não usa; sem ele ver eu acabo jogando fora ou dando; quanto a pessoas também sou selectiva, não me zango, mas aos poucos vou-me distanciando de quem não interessa; fui aprendendo com a vida que só vale a pena rodearmo-nos de gente que nos faz bem. Bela mensagem, amiga. Um beijinho carregadinho de FORÇA! Até amanhã
    Mila

    ResponderExcluir
  3. Ro, no começar de Novo tem um prémio para ti. Se há alguém que o merece, esse alguém és tu. É dado com muito, muito carinho, Beijinhos
    Mila

    ResponderExcluir
  4. Bom dia grande guerreira.
    Que história ótima. Adorei. Só mesmo renovando nossa alma, cabeça, armários e vida, conseguiremos seguir sempre em frente.
    Final de ano é uma boa época para jogar o lixo fora. Um beijo.
    Parabéns pelo prêmio da Mila e Hermínia.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto! Eu sempre estou me livrando do lixo material e tentando me livrar do lixo emocional, porque esse é mais difícil... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Passei para dar o meu bommmmmmmmmmmmmmm dia ao Bendizer.

    ResponderExcluir