sábado, 13 de fevereiro de 2010

cidadania...

25/09/09 - 18h - Presidente Lula define prêmio para jogadores que venceram a Copa do Mundo; valor pode chegar a 465 mil reais

O presidente Lula e a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil negociam aposentadoria e indenização para os atletas da seleção que ganharam Copas do Mundo. O benefício valerá inicialmente aos ex-jogadores de 1958 e se estenderá, posteriormente, a quem atuou nos Mundiais de 1962, 1970, 1994 e 2002. Reunião na Casa Civil discutiu as cifras a serem pagas aos campeões. Inicialmente, o valor negociado para cada um gira em torno de mil salários mínimos, no caso da indenização (465 mil reais), e de dez salários mínimos (4.650 reais), o teto da Previdência, para a aposentadoria. A expectativa é que o anúncio da nova medida seja feito pelo governo na próxima semana.

O texto abaixo foi escrito por TOSTÃO, ex-jogador de futebol, comentarista esportivo, escritor e médico, e foi publicado em vários jornais do Brasil:

Tostão escreveu:-
Na semana passada, ao chegar de férias, soube, sem ainda saber detalhes, que o governo federal vai premiar, com um pouco mais de R$ 400 mil, cada um dos campeões do mundo, pelo Brasil, em todas as Copas.

Não há razão para isso. Podem tirar meu nome da lista, mesmo sabendo que preciso trabalhar durante anos para ganhar essa quantia.

O governo não pode distribuir dinheiro público. Se fosse assim, os campeões de outros esportes teriam o mesmo direito. E os atletas que não foram campeões do mundo, mas que lutaram da mesma forma? Além disso, todos os campeões foram premiados pelos títulos. Após a Copa de 1970, recebemos um bom dinheiro, de acordo com os valores de referência da época..

O que precisa ser feito pelo governo, CBF e clubes por onde atuaram esses atletas é ajudar os que passam por grandes dificuldades, além de criar e aprimorar leis de proteção aos jogadores e suas famílias, como pensões e aposentadorias.

É necessário ainda preparar os atletas em atividade para o futuro, para terem condições técnicas e emocionais de exercer outras atividades.

A vida é curta, e a dos atletas, mais ainda.

Alguns vão lembrar e criticar que recebi, junto com os campeões de 1970, um carro Fusca da prefeitura de São Paulo. Na época, o prefeito era Paulo Maluf. Se tivesse a consciência que tenho hoje, não aceitaria.

Tinha 23 anos, estava eufórico e achava que era uma grande homenagem.

Ainda bem que a justiça obrigou o prefeito a devolver aos cofres públicos, com o próprio dinheiro, o valor para a compra dos carros.

Não foi o único erro que cometi na vida. Sou apenas um cidadão que tenta ser justo e correto. É minha obrigação.


Tostão








6 comentários:

  1. Ai meu Deus do céu! Mais essa agora! Sem palavras...

    Bjok.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que coisa boa!Puxa,nada como o amadurecimento e entendimento,reconecer os erros, concertá-los,nunca é tarde! Esse é um homem com "H" maiúsculo,errar é humano e não persistir no erro é sabedoria.Quando nos colocamos no lugar dos outros fica tão mais fácil! "Não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem a mim"O mundo seria muito melhor. Parabéns pelo post.Amei! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  3. Querida Rosário!
    EU NÃO ACREDITO! Era só o que faltava. Premiar quem já ganha Rioooooos de dinheiro.... O que me revolta é que falta dinheiro pra tudo, mas para as bolsas.... não. Eu não vi este nosso presidente homenagear um cientista braseileiro ou alguèm que tenha se destacado em qualquer ramo da ciência, mesmo pq para sobreviver fazendo pesquisa, descobrindo medicamentos só abnegados ou loucos. Quanto aos jogadores dos anos 50, ainda um salário um pouco maior, tudo bem, naquela época não havia estes salários astronômicos para correr atás de uma bola, mas quantos ainda estão vivos?
    Não, eu continuo a não acreditar...
    te abraço
    Vera

    ResponderExcluir
  4. esse governo insiste em querer dizer que eles RE-escreverão a história do Brasil, e pensa, e age como se tudo antes deles era tudo errado.

    O TFD de meu filho eles não garantem!

    Apoio a entidades que apoiam e ajudam familias, e a própria estrutura do SUS depoe contra esta atitude falsa e demagoga!

    ResponderExcluir
  5. Ah! Me lembrei de algo: deve ser mesmo com o fim último de desatolar ROMÁRIO... he he he he

    ResponderExcluir
  6. Palmas para o TOSTÃO! Um verdadeiro CIDADÃO. Os atletas ganham rios de dinheiro e o que têm de fazer é poupá-lo e investi-lo para o fim da carreira. Tanta gente que contribui para o bom nome do País e não recebe nada por isso? Nem tem que receber!É o dever de qualquer cidadão. Há tanta falta de dinheiro para a saude e para a educação!!! E aqueles que têm aposentadorias míseráveis que nem chegam para pagar os remédios? Ainda bem que existem pessoas como o Tostão! Pena que não haja mais a seguirem-lhe os passos. Um beijinho, amiga carregainho se sol Portugês. Hoje, apesar do frio, está um dia bonito. Até breve!
    Mila

    ResponderExcluir