sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia de comemoração


Oração de Ação de Graças
Pai celestial, Graças te dou, porque a minha aflição não pode ser maior do que teu auxilio, e não pode ser maior do que o poder de Jesus, nosso salvador. Não há razão para desanimar!!! Tenho um Deus que me ajuda. Graças te dou, porque na minha aflição não sou esquecida . Teus olhos paternais me vêem. Tu contas todas as minhas lágrimas, e teu coração amoroso já planejou um auxilio para mim. Graças Te dou, se há alguma coisa que tu não podes fazer, é desapontar Teu filho. Tu me tens em Tuas mãos e me levantarás das dificuldades por que me amas e nunca me abandonarás. Amém M.Basilla Schlink


Amigos, hoje meu blog faz 01 ano, está ainda engatinhando mas, me dá muitas alegrias e, através dele consegui muitas coisas. Entre essas coisas foi um enorme numero de novos amigos. Aqueles que entendem minha dor, minha fúria de vez em quando, minhas lágrimas, minhas vitórias a cada semana OFF, minhas alegrias como a criação do grupo de apoio BENDIZER, minha luta contra esse gigante que me persegue, minha solidão as vezes, minha luta com as filhas que ora estão felizes ora estão em dificuldades, enfim vocês tornaram minha aventura numa grande festa diária. Deixando sempre um recado amoroso, um poesia, uma bagunça legal , falamos sério de vez em quando. Então quero agradecer por esta parceria, que tanto me anima e me faz companhia. Através do blog pude conhecer a grande escritora e sensível pessoa que é Eliane Furtado, mãe dos livros :Câncer- sentença ou renovação - e Atraídos pelo Amor- junto com ela Rosana sua grande amiga. Conheci Adão, um querido pai que luta bravamente pelo seu filho Kaio em Irecê na BA.
LindaZ que na verdade é Zelinda, minha amiga de coração e alma já de data, mas que sempre me dá uma força enorme no blog e na vida real.
Vera Henke do sulllllll, que ainda não nos conhecemos pessoalmente mas tenho por ela um enorme carinho de amiga.
Vagner que é o único amigo virtual que deixa recado, um carinhoso recado "Oi Rô".
Regininha de Rondônia, que trava uma luta de gente grande e melhor está ganhando.
Bruna uma flor de menina que luta junto com seu namorado Tadeu para vencer um linfoma que insiste em dar trabalho para eles. Mas não vão desistir.
Menina Robô que é tem necessidades especiais e tb batalha como uma gigante pelos seus direitos.
Renata Nogueira que tb é uma grande escritora mãe do Vem ni mim lili demorada, um livro bem especial.
Mila lá de Portugal, uma amiga que resgatei tb através deste blog. E que ensinou beijinhos carregadinhos de amor! e junto com ela Herminia que escreve poemas lindos em seu blog.
Marize minha querida amiga de ,longas, mas muitas longas datas.. que está fora do Brasil, mas em 2010 vem para abafar!
Giovana, minha querida filha que é responsável pelo blog existir (foi ideia dela), pelas modificações e dicas e sempre me animando para novas aventuras.
Georgia minha outra filha querida, que passa pouco por aqui, mas é minha companheira nas indas e vindas por todo lugar que preciso, incansavelmente. São as minhas GGs.
Ana, meu braço, perna no BENDIZER, eficiencia em pessoa, e de um carinho sem fim.
Menina do rio, que adora uma bagunça e alegra sempre o blog.
Elaine, do blog um pouco de mim... que sempre me dá selos lindos e nunca consigo trazer para o meu blog. E sempre aos domingos dá belas dicas de outros blogs bacanas.
Patricia Cardoso, uma menina que entende de arte, e faz coisas lindas!
Bem... tem tb os meus queridos seguidores que fazem parte da minha história neste blog. Aos olheiros, e tb aos amigos e amigas que não "conseguem" postar, um probleminha que as pessoas tem um pouco mais de ......50......anos Obrigada pela presença de vocês sempre por aqui!!!! Parabéns para todos nós lutadores e ganhadores da Vida!!!

"Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade".Albert Einstein


ABRAÇOS APERTADISSSIIIIIIIIIIMOS!!!!!!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

uma lição....


Olá amigos, não sei se já contei à vcs que minha irmã é professora. E hoje conversando com ela sobre educação, disciplina, etc... ela me contou a seguinte história.

O aluno dela faltou no dia da explicação da atividade que era uma redação, e o tema : meio ambiente.

No dia seguinte o aluno para não ficar sem fazer a atividade, fez por conta própria em casa a redação. Ele escolheu o tema : Amigos, família e Deus. Este aluno tem apenas 07 anos e, assim foi uma parte da redação... entre outras coisas bacanas ...

" Tudo que você pedir a Deus Ele te dará, desde que você goste Dele". Ficamos pensando nisso...
quanto gostamos de Deus???

Eu gosto muito de Deus, depois que aprendi que Ele não é o Deus que me ensinaram, um Deus castigador. Deus é um cara gente boa, como eu já disse aqui outras vezes. Mas preciso avaliar o quanto gosto Dele, para saber o tamanho de minha Fé.

Amigos, cada um de nós tem o seu Deus, não importa o nome que você dê à Ele, mas a Fé é, e será sempre a que te levará a alcançar os seus pedidos, sejam eles de cura, de projetos, de sonhos!
Abraços Apertados!!!

domingo, 25 de outubro de 2009



Mensagem: Um pedaço de você!

Um pedaço de você já ficou no tempo...

... Quando você deixou de ler um bom livro, quando não acreditou naquele amigo,quando não aproveitou aquele instante para falar de amor, quando não abraçou seu pai e nem beijou a mãe.

Um pedaço de você se perdeu na curva...
... Quando abandonou o seu sonho sem tentar,
quando aceitou trabalhar onde não gostava, quando fazia o que não suportava, quando disse sim, quando queria dizer não,
quando deixou o amor morrer antes de nascer, por medo de sofrer...

Um pedaço de você ficou parado...
... Quando você não quis fazer um novo percurso, quando se conformou com o velho, quando ficou parado vendo o povo correr, quando votou em branco, se podia escolher, quando não apareceu quando era esperado.

A vida pede atitude em cada instante, e passa por cima de quem se cala, de quem aceita, de quem acredita que tudo está irremediavelmente perdido.

A vida desacata quem não se aceita, humilha quem não se valoriza... Ensina com amor os que amam sem medidas, ensina com dor, os que fogem das lições.

Um pedaço de você quer tudo, outro quer se esconder.

Assim, cabe a você, só a você, dosar ansiedade e apatia, ter um tempo para criar e outro para executar, falar e ouvir, ensinar e aprender, caminhar e correr, amar e ser amado, falar baixo e gritar.

Ter um tempo para refletir...

Só não vale cruzar os braços,
só não vale não ser você,
só não vale esquecer...
que nada é mais importante que você!

Amigos recebi esse texto de um amigo por email, ele tb não sabe o autor, se alguém souber por favor deixe um recado.

Hoje finalmente estou melhor. Então essa semana, minha Nsra de fim de obra, vamos terminar a sala do Bendizer, que gente!!! tá ficando lindo. Claro teremos fotos antes e depois. Ontem tive um dia chato, estava triste, chorei cansada da minha vida, da minha luta, desses tumores teimosos... mas ... em alguns momentos podemos chorar, gritar, ficar de mal... apenas em alguns momentos. Ainda bem que esses meus momentos são raros. Vou rápido atrás do meu pedaço bom.

Hoje acordei Rosario, falante, ansiosa, alegre, otimista e feliz por mais um dia. Olha amigos ainda bem que o meu Deus é super compreensível, um cara gente boa que me diz: Chore Rosario, afinal ninguém é de ferro! Sou eu juntando meus pedaços.

Pessoal uma boa semana a todos ! e como diz minha amiga LindaZ vamo que vamo!!!!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

filhos do infinito




" Você é aceito pelo sol, você é aceito pela lua, você é aceito pelas árvores, você é aceito pelo oceano, você é aceito pela terra"

O QUE MAIS VOCÊ QUER???

"Assim como tudo na natureza, você é um ser absolutamente sagrado"

" Você nasceu para as alturas, voe sem medo, por que você é filho do infinito"

Osho

Sábado cheio de alegrias!!! e cores !!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vivendo a Vida

Depoimento na novela Viver a Vida da minha querida amiga Eliane Furtado.


video

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

quem é você???


Você é Deus?

(Texto sem autoria)
Narra Charles Swindoll que, logo depois do término da segunda guerra mundial, a Europa começou a ajuntar os cacos que restaram. Grande parte da Inglaterra estava destruída. As ruínas estavam por todo lugar.

E, possivelmente, o lado mais triste da guerra tenha sido assistir as criancinhas órfãs morrendo de fome, nas ruas das cidades devastadas.

Certa manhã de muito frio, na capital londrina, um soldado americano estava retornando ao acampamento.

Numa esquina, ele viu, do seu jipe, um menino com o nariz pressionado contra o vidro de uma confeitaria.

Parou o veículo, desceu e se aproximou do garoto. Lá dentro, o confeiteiro sovava a massa para uma fornada de rosquinhas.

Os olhos arregalados do menino falava da fome que lhe devorava as entranhas. Ele observava todos os movimentos do confeiteiro, sem perder nenhum.

Através do vidro embaçado pela fumaça,o soldado viu as rosquinhas quentes,de dar água na boca,sendo retiradas do forno. Logo mais, o confeiteiro as colocou no balcão de vidro com todo o cuidado.

O soldado ouviu o gemido do menino e percebeu como ele salivava.

Em pé, ao lado dele, comoveu-se diante daquele órfão desconhecido.

- Filho, você gostaria de comer algumas rosquinhas?
O menino se assustou. Nem percebera a presença do homem a observá-lo, tão absorto estava na sua contemplação.

- Sim, respondeu. Eu gostaria.

O soldado entrou na confeitaria e comprou uma dúzia de rosquinhas. Colocou-as dentro de um saco de papel e se dirigiu ao local onde o menino se encontrava, na gélida e nevoenta manhã de Londres.

Sorriu e lhe entregou as rosquinhas, dizendo de forma descontraída:

- Aqui estão as rosquinhas.

Virou-se para se afastar. Entretanto, sentiu um puxão em sua farda.Olhou para trás e ouviu o menino perguntar,baixinho:

- Moço...você é Deus?"

Existem gestos pequenos, mas que significam muito para algumas vidas.

Para uma criança faminta, um pedaço de pão é a glória.Para uma criança faminta e desejosa de doces, conseguir ter alguns para saciar sua vontade, é a suprema delícia. Aprendamos a observar o de que necessitam as pessoas, ao nosso redor. Quase sempre são coisas pequenas que podemos realizar, ocasionando pequenas ou grandes alegrias.

E sempre, em todas as ocasiões, a nossa atitude estará obedecendo, com certeza, ao desejo do Criador na atenção aos seus filhos na Terra.

Pensemos nisso e não permitamos que as chances se percam, nas vielas do mundo.

Sejamos, neste planeta azul, as mãos do Criador atendendo os seus filhos. E, para isso, não se fazem necessários feitos extraordinários, nem saciar a fome de todos.

Por vezes, basta alimentar uma criança ou satisfazer a enorme necessidade de alguém de comer um prato bem feito, um pãozinho bem quente ou tomar um copo de leite.

Se no decorrer de nossas vidas , pudermos fazer pequenos gestos, com certeza seremos por segundos "anjos"...


Abraços amigos queridos! :)

domingo, 18 de outubro de 2009

Dia do Médico


A PORTA DO LADO


Em entrevista dada pelo médico Drauzio Varella, disse ele que a
gente tem um nível de exigência absurdo em relação à vida, que queremos
que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos
mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada.

E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida da gente...

É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na
garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de
simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua
vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.

Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a
abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de
algumas pessoas melhor, e de outras, pior.

Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos,
mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes.

Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes. Só que, para
eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor
diferença.

O que não falta neste mundo é gente que se acha o último
biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los! São aqueles que nunca
ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga
e não deixam barato.

Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente.
O mundo versus eles.

Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também.
É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema
solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser
resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido
de desculpas, um deixar barato.

Eu ando deixando de graça... Pra ser sincero, vinte e quatro
horas têm sido pouco prá tudo o que eu tenho que fazer, então não vou
perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.

Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e
gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a
"porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato.

Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do
bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros
dá errado."

Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não
estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto,
sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
A "Porta do lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída... Experimente!

Dráuzio Varella

Para minha médica querida : Dra. Ana Rita, que há 04 anos, nos tornamos amigas, o meu mais demorado e carinhoso abraço!

sábado, 17 de outubro de 2009

Oiiiiii!


Pois é, acabou a viagem, um sonho realizado como já disse. Foi tudo muito bom, esquecemos de tudo que essa vida exige para vive-la. Dar um tempo assim, só nos dois foi na hora certa. Por que por mais que se tenta levar uma vida perto do normal ou sobreviver (que algumas pessoas não gostam), mas no meu caso é sim sobreviver. Tenho tumores inoperáveis e dependo que toda essa forte dose de quimio consiga eliminá-los, è uma sobrevivencia sim. Então... poder ficar fora de cena cotidiana, principalmente quando a cena te exige constantemente, foi bem bão!

Essa é uma forte razão para que eu procure realizar cada sonho sonhado! Sei também que todos nós independentemente de estar doente ou não devemos sempre na medida do possível, ir realizando pequenos sonhos. É realizando pequenos sonhos que vamos aprendendo a manter a mente em trabalho constante, para reforçar nossos desejos e realizações.

A satisfação está no esforço e não apenas na realização final.

Mahatma Gandhi

Abraços Apertados!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Hola como estas...

Olà amigos queridos, hoje vamos embora, acabou o recreio!
Mas passamos momentos maravilhosos aqui em Buenos Aires, como diz
minha filosofa (Iracema) fizemos de um tudo. Estou fisicamemte hoje bem cansada.
As calçadas aqui sao muito irregulares, e com estamos andando muito, minha lombar estàs pedindo trègua.

Ontem fomos ao cafè Tortoni... gente o que è aquilo. E de 1858... è simplesmente lindo..
E Voltamos a noite para assistir um show teatral de tango, imagine vcs, quando o ator perguntou
quem era do Brasil... 80% levantou a mäo.

Hoje vamos para Palermo, quero conhecer o jardim das Rosas etc... e talvez se der tempo voltar em
pureto madero.

Queridos deixo aqui a sensaçao, de que os sonhos podem sim ser realizados, ha um ano fiz
um quadro de desejos no qual Argentina estava incluido. Deseja, reforça e realiza!

Buenos Dias!!! LindaZ, Elianita, Vagner, Mila, Renata, Vera,Giovana e a todos os olheiros que por aqui passaram... Abraços apertados carregadinhos de felicidade e sonho realizado!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mi Buenos Aires querido!

Olà amigos queridos, fiquei com saudades....
Vou fazer aqui um pequeno diario.
segunda: Chegamos as 21 hs. um pouco cansada, fomos a um café perto do hotel, muito agradàvel e depois, banho e cama!

Acordanos super cedo 07 hs., tomamos café e depois RUA! Rua Florida Are Baba! quanta coisa
bacana, e as flores sáo belissimas. Comprei uns regalitos para minhas meninas.
Depois fizemos um city tour... Recoleta, Palerno, San Telmo, Boca, Caminito, Puerto Madeira...

Puerto Madero è lindo demais, e olha pessoal, eu quase esqueci que tenho limitaçoes, diz o Celso que andamos no total do dia: 3 km. Graças a Deus minha alma, està com muita saùde e eu pelo jeito tb estou.

 noite fomos a um show de Tango : Almacen ... Meu Deus è de se ficar emocionada com o tango. Devo confessar aqui LindaZ, tomei champagnhe, uma noite completa e, a balada terminou 00:00

Quarta: Hoje acordamos um pouco mais tarde, estava chovendo e 12 graus aaiiiiiii que frio!
Afinal para que trouxe casacos lindos, vamos là ! Estava ventando muito entáo a sensaçao è de mais frio ainda.

Fomos para Tigre, um passeio que se vai de trem, lindo, lindo...O trem vai parando em muitas estaçoes e cada lugar mais lindo que outro.
Voltamos e, almoçamos em uma das estaçoes: San Isidro, um restaurante mui bom.. um canelone hummmm. O que mais me desgosta è que ainda estou meio mal para comer.
Na volta passamos no bairro Ricoleta, entramos num lindo shopping, algo assim meio Iguatemi em Sao Paulo, entramos por uma porta e saimos pela outra... è burgues demais pra mim!!!

E voltamos para o hotel caminhando, e ai paramos num lindo cafè ... claro!

Estou encantada com a gentileza dos argentinos. Apenas o transito è de matar, os motoristas dirigem loucamente e pedestre ou personas com dificuldades especias que se cuide.

Mas estamos adorando a viagem. Agora estamos de volta ao hotel, o principe foi ver jogo Argentina e ñao sei quem .... O sol acabou saindo agora no finalzinho da tarde lindo ... amanha o tempo promete sol, mas isso pouco importa quando se esta passeando.

Mui bem, abraços apertados para todos vocês, desculpe a falta de acentos ou etc.

Gracias!!!!

domingo, 11 de outubro de 2009

Até logo


Para viajar basta existir.

Fernando Pessoa

Amigos queridos, eu e Celso faremos uma pequena viagem esta semana, afinal o principe merece e muito, de uns dias de folga. Folga pelo menos dessa vida corrida e cheia de compromissos que de nenhuma maneira podem ser deixados de cumprir.

Conto tudinho quando voltarmos, muitas fotos, fofocas. Estamos muito feliz com essa trégua, um
sopro nessa vida tão complicada com a doença no meio. Mas nada, nada mesmo me faz tão feliz como viajar...... ficar à toa por ai....

Até a volta e olha lá heimm não vão ficar aprontando bagunça!!!!
Abraços apertados!!!!

Homenagem


Joaninha, minha homenagem para você no dia das crianças! Você está Lindaaaaaaaaa!

Vovó Rosana, hummmmm acho que tb quero netinhos!!!!!!
Beijinhos de Tia Rô e Tia Zellll

sábado, 10 de outubro de 2009

Olá crianças....




Quero desde hoje desejar um feliz dia das crianças, para as próprias crianças e para todos que ainda conseguem ter alma de criança. Que gostem de rir a toa, de fazer desenho na areia, de fazer bolinho de chuva , ir na praça , fazer carinha no vapor do chuveiro, fazer carinha de mostarda no purê de batatas, ter pijama divertidos, e ser feliz por apenas ter amanhecido....
Para minhas queridas e eternas crianças... Georgia... Giovana ... e Marcelinho meu querido afilhado.

Não quero adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.

Oscar Wilde

Abraços apertados para todas as crianças do mundo !!! :) :) :)

Quando eu crescer vou aprender a por melhor as imagens no blog eu prometo!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Incansabilidade


Incansabilidade

Perceber a vida além das coisas que nos cercam, proporciona um saudável descanso. Ir além do imediato e dar uma olhada lá de cima. Acima das barreiras, acima dos relacionamentos, acima dos sentidos. Deixar a confusão e a limitação aqui, e lá encontrar ar fresco – o remédio que irá nos acordar do sono que nos torna inconscientes. Incansabilidade vem para aqueles que valorizam o tempo ao reconhecer que cada momento da vida traz consigo um significado muito maior do que o aparente”.

*

“Incansabilidade é nunca ficar desbotado, nunca permitir que nada remova a cor, a vivacidade, as variações, a beleza da vida. E mais do que isso, significa nunca matar o amor. Para isso você precisa de tal amor à vida para que não haja nem mesmo um recuo em direção ao passado ou anseio pelo futuro. O agora é belo e vale reunir energia para ele. Tudo é importante!”

* Extraído do livro "A Paz de Todo Dia - volume 1”, publicado pela Editora Brahma Kumaris (http://www.editorabk.org.br)

Amigos queridos, juro que farei o possível para não desbotar, e nunca jamais matar o amor. Bom feriado! faça sol ou faça chuva!!!!

abraços apertados :)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009


Depressão reduz a sobrevida de pacientes com câncer, aponta estudo
A depressão pode reduzir as chances de sobrevivência de um paciente com câncer, segundo estudo da Universidade de British Columbia, no Canadá. Avaliando 26 estudos anteriores, incluindo mais de nove mil participantes, os pesquisadores notaram que as taxas de morte eram 25% maiores em pacientes que apresentavam sintomas de depressão. E, para aqueles diagnosticados com depressão, essa taxa era 39% maior.

Segundo os especialistas, os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de se triar pacientes com câncer mais cuidadosamente para os sinais de distúrbios psicológicos. "Os pacientes com câncer não precisam entrar em pânico se experimentarem sintomas depressivos, mas é certamente indicado que conversem com seu médico sobre sua saúde mental", ressaltaram os pesquisadores.

Os autores explicam que é possível que a depressão tenha um impacto sobre os hormônios ou sobre o sistema imunológico, ou que pessoas depressivas tendam a se comportar de maneira que afete negativamente sua longevidade, o que ajudaria a explicar o maior risco de morte nesses pacientes. Porém mais estudos são necessários antes que se tome conclusões definitivas, pois "é difícil excluir o impacto de outros fatores". Além disso, não foram encontradas evidências firmes de que a depressão afete a progressão do câncer.


BBC News (14/09/2009)

Amigos eu não conheço uma pesquisa brasileira neste sentido, caso saibam por favor me avisem. Eu quando soube de meu diagnóstico e prognóstico, entrei numa dura e longa depressão. Precisei de muita ajuda e, remédios para sair ao sol novamente.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Proteção


... Se às vezes me sinto incerto acerca de mim mesmo ou meio desconfortável em relação às condições que estou atravessando, aquieto-me por um instante para recordar-me da presença de Deus em mim e em todos os meus companheiros. Sei que há algo efetivamente poderoso a fazer : afirmar a verdade de Deus de modo grato e consciente: " O poder de Deus me circunda e me envolve agora"...

texto de um livrinho que ganhei e, tenho sempre comigo, mas acreditem não tem o autor.

Abraços Apertados :)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009


Aos 101 anos de idade, o arquiteto Oscar Niemeyer foi operado de urgência para retirada de um tumor de intestino que estava sangrando e que foi detectado durante o período pós-operatório de outra cirurgia. O que fazer para não ser surpreendido por uma situação como essa? Existem métodos de diagnóstico mais precoces desses tumores?

Menos da metade das pessoas faz exame preventivo para câncer do intestino. O diagnóstico de um tumor do intestino começa muitas vezes com a pesquisa do sangue oculto nas fezes. É um teste simples, que pode indicar a necessidade de uma investigação mais profunda.

Porém, o método que permite melhor oportunidade de diagnóstico precoce é a colonoscopia. A colonoscopia é um exame endoscópico que permite a detecção precoce dos tumores do intestino grosso, aumentando as possibilidades de tratamento curativo.

O câncer do intestino grosso ou cólon é muito comum em homens e mulheres e causa milhares de mortes todos os anos. No Brasil esses tumores respondem por cerca de 8% dos óbitos por neoplasias malignas a cada ano.

Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com o diagnóstico precoce. A taxa de sobrevivência das pessoas diagnosticadas e tratadas na fase inicial é de mais de 90% nos primeiros cinco anos. Infelizmente, mesmo nos Estados Unidos só 39% dos tumores são descobertos nessa fase.

A colonoscopia faz parte das diretrizes internacionais de prevenção e é indicada para todos os indivíduos acima dos 50 anos de idade. Nos casos de pessoas com histórico familiar para câncer do intestino, o exame deve ser realizado mais cedo, a critério do médico que acompanha o paciente.

A colonoscopia, que permite a visualização direta de todo o intestino grosso, é um dos poucos métodos diagnósticos que também são terapêuticos, já que os pólipos ou pequenos tumores descobertos durante o procedimento podem ser retirados de pronto.

A baixa utilização do método de diagnóstico se repete no Brasil, onde o Ministério da Saúde registrou de janeiro a outubro de 2007 a realização de apenas 74 mil colonoscopias, em um universo de mais de 15 milhões de brasileiros acima dos 60 anos. Desse grupo, 77% foram feitas nas regiões Sul e Sudeste.

Somente com a implementação de políticas de prevenção efetivas e abrangentes poderemos diminuir o impacto dessa doença que mata mais de 10 mil pessoas por ano em nosso país.
Fonte: G1
Data: 01-10-09

Amigos, este é o meu drama, diagnóstico tardio, não por falta de ir a gineco regularmente, mas por ela não ter dado atenção as minhas queixas. Eu reclamava de um incomodo no abdome, ela dizia que eu dirigia muito, ficava muito tempo sentada e precisava caminhar regularmente. Eu caminhava regularmente e tinha cuidados com a alimentação. Quando tive o diagnóstico, o médico disse que : Pelo tumor estar em estágio avançado, eu deveria estar perdendo sangue pelas fezes há mais de 01 ano. Preste atenção, o sangue não é vivo nas fezes como muito de nós imaginamos. As fezes apenas escurecem, como muitas vezes , as fezes mudam de cor devido a nossa alimentação, é necessário muita observação.
Divulguem por favor.

Abraços Apertados! :)

domingo, 4 de outubro de 2009

Façamos a nossa parte

Olá amigos e olheiros, desejo a todos uma segunda-feira com todo jeito de sexta, véspera de feriado.

"Não tente adivinhar o que as pessoas pensam a seu respeito.
Faça a sua parte, se doe sem medo
O que importa mesmo é o que você é. Mesmo que outras pessoas não se importem.
Atitudes simples podem melhorar sua vida.
Não julgue para não ser julgado...
Um covarde é incapaz de demonstrar amor
- isso é privilégio dos corajosos." Mahatma Gandhi

Abraços Apertados :)

sábado, 3 de outubro de 2009

Hoje só amanhã....


Quem diz " hoje só amanhã é macaco Simão", e eu estou assim. Mas mesmo estando assim, hoje fiz muitas coisas.

A próxima semana é OFF, então tive que correr muito hoje para que durante a semana, a Ana nossa super, mega, plus, secretária (que aliás já começou ganhando presente dia 30... um pão de mel, é o que permite o Bendizer ) possa dar continuidade a tantos e tantos detalhes. É pedreiro, encanador, corrimão de escada, toldo, vidro Jesus meu Pai é coisa que não acaba mais. Mas Ana é uma pessoa competente e muito amorosa, veio para nós como um presente. Em um momento que eu já estava ficando assustada com tantas coisas para fazer e, tendo que ficar uma semana sim outra não de molho por conta da quimio.

Quero dar boas notícias sobre minha querida amiga Neide, que está mais uma vez nos surpreendendo com tanta coragem, com tanta força para viver. E agradecer a todos vocês que me ouvem e atendem quando peço uma prece, oração, energia para que ela vença esta difícil batalha. Ela luta como uma leoa, quer viver e acabou, tem um preço? Sim tem, dores, sofrimento, dificuldades mas, ela é doce e generosa, mantém um sorriso leve mesmo chorando.

Bem... amanhã eu volto já mais fortinha, por que hoje a coisa tá danada!!

Abraços Apertados :)

"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar."

Anatole France

quinta-feira, 1 de outubro de 2009


Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

Fernando Pessoa

Amigos, estou fisicamente cansada hoje. Tinha uma vaga ideia que formar uma ong era algo meio complexo, mas are baba quanta coisa. Mas estou gostando, pois estou aprendendo muito com tudo isso, novo universo para mim. Estou fazendo uma travessia.

Abraços Apertados!