terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Feliz Ano Velho... senta que lá vem história



Olá como vão todos? aguardando 2010 com bastante coragem não é mesmo!

Tenho muitas coisas para agradecer à 2009, foi um ano muito trabalhoso, com perdas mas muito, muito bom.
No final do ano de 2008, eu tinha um projeto. Depois de um breve trabalho feito na clínica onde faço meu tratamento, que foi reunir 05 pacientes são elas: eu, Zelinda, Ester, Neide e Madu.

Fizemos durante 03 meses, encontros quinzenais na clínica. Falamos e recortamos papéis para montar o seguinte; que os recortes representassem nosso passado, presente e futuro. Foi um período rico em trocas e de muita afinidade entre nós. Cada uma com um diagnóstico, uma fazendo quimio, outra ficando careca, outra em remissão, outra em intervalo e mais uma em remissão.

Depois de tudo recortado e colado em um papel A4, cada uma de nós falou sobre seus 03 quadros. Como éramos no passado, o que queríamos do presente e o que víamos para nosso futuro. Falamos de vida, de sonhos, de dores, de amores, de filhos, de marido ou ex-marido, de finitude e do quanto era bom cada encontro.

Final de 2008, final do grupo com promessas que em 2009 teríamos a chance de além de nos reunir também iríamos colocar mais pacientes no grupo, formando assim um grupo de apoio, para desabafos, alegrias e trocar muitas experiências. Mas não foi o que aconteceu.

E nós as cinco amigas de repente ficamos órfãs, sem um lugar para nos encontrarmos , falar, chorar, rir, dividir o bolo (que Madu sempre levava), tomar um café, um chá.
Resolvi então, fazer em minha casa os tão conhecidos onco-lanches, onco-temaki( que Neide fazia tão bem), onco-almoço... e assim nos mantivemos unidas.

Em Setembro, resolvi muito de repente, alugar uma sala e tornar realidade meu sonho o BENDIZER, devo confessar aqui, que não tinha a menor ideia de como iria sustentar o projeto, mas eu precisava começar.
Sala alugada, o mês que tem 30 dias passa a ter 10, quando a gente pensa já está na hora de pagar o aluguel.

Foi ai que um anjo, meu querido amigo Aljan, ele não gosta que fale mas, preciso falar da importância amorosa, generosa e financeira que ele me proporcionou. Sem sua ajuda tudo seria muito mais difícil. Ele é o responsável pelo pontapé inicial do BENDIZER. Aljan é daqueles amigos que não nos espera pedir, ele sente o momento e, com muita generosidade e amor ao proximo ele ajuda, ajuda e ajuda.

Em 2009, tive poucas ocorrências hospitalares aqui em casa. Acrescentei acupuntura 03 vezes por semana, o que me ajuda muito na recuperação da quimio. Apertei mais ainda minha afinidade com a cuidadora de orquídeas a Neide, e por ela e por mim o BENDIZER nasceu. Lembro de uma vez que fui visitá-la já quando começou as intermináveis internações ela me disse: Rosario é um sonho seu, você é responsável pelo que está acontecendo eu apenas estou ajudando. E como ajudou... e a família continua ajudando.

Eu em 2009, realizei 05 viagens, sendo que antes de adoecer nunca viajei este numero. Foram viagens inesqueciveis, algumas eu, Celso e Zelinda. Zelinda é uma querida amiga de alma e coração que Deus na sua infinita bondade a colocou em meu caminho. E junto com ela D.Thais sua mãe, Olivia sua filha e Ana (nossa Ana do BENDIZER). Aumentei a minha família, juntando com o amor que recebi destas mulheres.

Ainda tenho Ester, que é uma pessoa super objetiva e muito querida, que me ajudou muito com nossas longas conversas enquanto fazíamos quimio no mesmo dia. Almoçávamos juntas, pois nosso tempo era longo na clínica, tomávamos chá, trocamos ideias sobre filhas, a nossa alegria quando sua filha passou no vestibular da USP, sobre a vida que queremos para nós e nossa família.

E Madu, nossa mulher fera! ela é como uma pessoa uma vez me descreveu; uma hortinha, cheia de mudas que podemos colher e florescer. Madu além de uma pessoa generosa é extremamente positiva, alegre e "facinha" como ela gosta de dizer. Curtimos muito quando ela que, está em remissão depois de um TMO, foi para Europa e passou lá com sua dedicada amiga Gisele 40 dias, eu fiquei com inveja!

E por fim minha querida Neide, que não conseguiu com toda sua vontade de viver, vencer o gigante que tomou conta de todo o seu corpo. Neide era de um sorriso manso, uma voz macia, de um amor infinito por animais, pessoas e a natureza. Mas essas pessoas tão especiais, precisam ir embora mais cedo, Deus precisa delas por lá. Tenho muita saudade, ainda choro em poucos momentos, quando me dou conta que ela não viu o BENDIZER pronto, mas já entendi que ela está bem. Mas sou humana e como tal tenho minhas fraquezas.

Em 2009, recebi de meu querido marido, o Celso todo amor e paciência que uma pessoa possa ter diante de tantos inesperados. Recebo todos os dias da semana off, um café da manhã na cama, com direito a uma pequena flor e um bilhete "eu te amo tanto". Do que preciso mais? apenas ficar curada e dar a ele mais amor ainda.

Em 2009, Giovana nos surpreendeu em amadurecimento e coragem para trocar de emprego. Ela determinou e mudou para melhor. Está feliz no novo trabalho, gosta de tudo com proposta, me ajuda muito com o BENDIZER e o blog, é cheia de ideias e namora o Pedro que é um menino também cheio de proposta e, que nos encheu de orgulho quando recebeu um prémio por um lindo trabalho que fez. Aliás em muito boa hora, já não era sem tempo.

Em 2009, Georgia aprendeu e lutou muito para levar em frente seu próprio negocio. Hoje mais consciente do que é ter um próprio negocio, ela caminha ainda, com muitas pedras a serem tiradas do barco, com a certeza do que quer. Quer e gosta de viver tudo, gosta de samba, gosta de cerveja, gosta do mar, gosta também do Leandro seu namorado, que também é uma pessoa generosa, que a todo momento está pronto para nos ajudar. Sempre de mansinho, mas a sua ajuda é sempre forte.

E assim, termina minha retrospectiva de 2009, por tudo isso eu digo para vocês que foi um ano muito bom, sou otimista de nascença, alegre por natureza e brava por descendencia.

Desejo a todas as pessoas que não constam na minha declaração sobre 2009 mas que fizeram sua diferença, que em 2010 podemos fazer ainda melhor em amor, doação, alegria, paz, saúde, dinheiro no bolso, viagens, abraços apertados, chás, cafés e muito bons encontros no BENDIZER e na nossas vidas.

FELIZ ANO NOVO !!! :) :) :)

2010 abraços apertados !

22 comentários:

  1. Que bela e emocionante retrospectiva!
    A Rede Globo deveria aprender com vc rs... e assim apresentar mais os fatos positivos q negativos na retrospectiva anual. Gostei mesmo, foi um bálsamo p mim.
    Feliz 2010!
    Bjos na alma!

    ResponderExcluir
  2. Muito linda essa retrospectiva.beijos e que cada ano possa assim ser feito...chica

    ResponderExcluir
  3. Vera do sullll quentíiiiisssimo29 de dezembro de 2009 às 13:16

    Querida Rosário!
    Feliz é quem tem história para contar,de um ano repleto de sentimentos bons e de muito carinho.
    Que venha 2010, 2011, 2012,2013..... e muitos e muitos anos. Com uma retrospectiva semelhante ou melhor... na saúde ,no dinheiro e com muito mas muito mais AMOR.
    te abraço
    Vera

    ResponderExcluir
  4. Retrospectiva boa é isso ai.
    Um orgulho ter uma familia como a sua e conseguir nos passar atraves das palavras todo esse amor que vcs tem um pelo outro. Em 2010 Ro, te desejo muito mais. Além. Um bjo

    ResponderExcluir
  5. Que retrospectiva positiva amiga.Voce e muito forte eu me orhulho muito de voce e agradeco a Deus a oportunidade de ter te conhecido.
    Voce me deixou muito emocionada e feliz com tudo o que disse.Deus ilumine o caminho seu caminho, do Sampa meu querido e das minhas filhotas que eu amo muito e dos namorados que em breve conhecerei.
    FELIZ ANO NOVO a cada um de voces e a todos que aqui passam.
    Um beijo gigante ainda muito frio amiga mas de coracao e alma bem quentes.
    Saudades gigantes de todos voces.

    ResponderExcluir
  6. Rô, que banho gostoso de 2009 vc me deu, contendo todos tipos de essência.

    Beijos de Shampanhe!

    e que venha 2010!!! uhuhUhuu

    ResponderExcluir
  7. Estou encantada com esta foto dos pézinhos dourados marcando a nova caminhada. Este blog está cada vez mais cadavez. E quantos seguidores...que delícia!
    Adorei a retrô. ela tem gosto de vida bem vivida com todos os ingredientes que fazem de uma pessoa um guerreiro da luz. Entre as muitas qualidades dos guerreiros da luz está a FORÇA INABALÁVEL. Posso me alongar por aqui Ro?
    Bem lá vai:" Os Samurais eram fortes a dificilmente se entregavam. Vencer, para eles era uma questão de honra. Para eles era vencer ou vencer. Não desistiam e não se entregavam jamais. Tem muito Guerreiro da Luz que se entrega no primeiro round de uma luta. Desiste facilmente de lutar por seus objetivos, por seus sonhos, pelas vidas aprisionadas. No meio da luta, desiste de lutar e abandona tudo. Todavia, precisamos ter em mente o que o Senhor disse a Josué. “Esforça-te e tem bom ânimo” (Josué 1). Jesus também disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo” (João 16:33). Por este motivo, precisamos ser fortes em meio às lutas. Desistir jamais!"
    Coragem, valentia, espírito alegre.
    Ah estes guerreiros que povoam O Presente do Presente...amigos de 2009 e em 2010.
    que tal uma nova viagem ao Rio em 2010 Ro? E vou para Sampa! Com toda certeza!
    Feliz Novo Ano. Até ano que vem!

    ResponderExcluir
  8. É querida irmã 2009 foi ótimo, e 2010 será melhor ainda, com a grandeza desse projeto de vcs, pois ajudando aos outros estamos ajudando a nós mesmos.feliz 2010 a vcs q estão sendo tão importantes na vida de outras pessoas.bjos.

    ResponderExcluir
  9. Rosário, querida

    De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.
    Fernando Sabino

    Amiga, que 2010 nos reserve muuuuitas realizações e olha que a gente não é fraca nãooooooooo!!!!!!!

    E vamo que vamo começar a pagar as passagens e os passeios do próximo ano! IUPIIIIIIIIII!!!!!!!!

    Beijitos
    LindaZ

    ResponderExcluir
  10. Fiquei comovida com esta retrospectiva, Rosário. O ano 2009 foi normal para mim e, como para qualquer um , teve alegrias, dores, surpresas tristes e momentos de grande felicidade. Um momento feliz e que sempre agradeço foi a oportunidade de te reencontrar. Para 2010, amiga, só posso desejar que a tua doença desapareça para que te possas dedicar com toda a força aos teus queridos, marido e filhas e ao teu lindo projecto o Bendizer. Talvez vá ao Brasil em Março. Entrarei em contacto para saber como te localizar; estou ansiosa por poder dar-te um grande abraço . Muito obrigada por teres aparecido na minha vida e um Ano Novo carregadinho de momentos felizes. Muitos, muito beijinhos
    Mila

    ResponderExcluir
  11. Vera do Sul HOJE AGRADÁVEL31 de dezembro de 2009 às 11:12

    Querida Rosário!
    Dentro de algumas horas estaremos no Ano Novo...

    O engraçado é que - teoricamente - continua tudo igual...

    Ainda seremos os mesmos. Ainda teremos os mesmos amigos. Alguns o mesmo emprego. O mesmo parceiro(a).

    As mesmas dívidas (emocionais e/ou financeiras). Ainda seremos fruto das escolhas que fizemos durante a vida.

    Ainda seremos as mesmas pessoas que fomos este ano...

    A diferença, a sutil diferença, é que quando o relógio nos avisar que é meia-noite neste dia 31 de dezembro de 2009, teremos um ano INTEIRO pela frente! Um ano novinho em folha!

    Como uma página de papel em branco, esperando pelo que iremos escrever.

    Um ano para começarmos o que ainda não tivemos força de vontade, coragem ou fé...

    Um ano para perdoarmos um erro, um ano para sermos perdoados dos nossos... 365 dias para fazermos o que quisermos...

    Sempre há uma escolha..

    E, exatamente por isso, eu desejo que você faça as melhores escolhas que puder.

    Desejo que sorria o máximo que puder. Cante a música que quiser. Ame mais. Abrace bem apertado.

    Durmacom os anjos. Seja protegidos por eles.

    Agradeça por estar vivas e ter sempre mais uma chance para recomeçar.

    Agradeça as suas escolhas, pois certas ou não, elas são suas e ninguém pode ou deve questioná-las.

    Quero agradecer aos amigos que eu tenho...

    Aos que me 'acompanham' desde muito tempo!!!

    Aos que eu fiz este ano.

    Aos que eu escrevo pouco, mas lembro muito...

    Aos que eu escrevo muito e falo pouco...

    Aos que moram longe e não vejo tanto quanto gostaria...

    Aos que moram perto e eu vejo sempre...

    Aos que me 'seguram', quando penso que vou cair...

    Aos que eu dou a mão, quando me pedem ou quando me parecem um pouco perdidos...

    Aos que ganham e perdem...

    Aos que me parecem fortes e aos que realmente são...

    Aos que me parecem anjos, mas estão aqui e me dão a certeza de que este mundo é mesmo divino.

    A Você, que de alguma forma, está na história da minha Vida!

    Espero que 2010 seja um ano feliz, amoroso e próspero para todos nós...

    Te abraço
    Vera

    ResponderExcluir
  12. ro global para Angel1 de janeiro de 2010 às 12:57

    Angel a Globo que me aguarde em 2010 !
    plim plim - bjs:)

    ResponderExcluir
  13. Chica, espero mesmo mainda fazer muitas restrospectivas por aqui! bjs:)

    ResponderExcluir
  14. Ro precisando aulas de portugues p/ VERA do sullllll1 de janeiro de 2010 às 13:00

    Vera quente do sulllllllll, este tempo está mesmo se rebelando... ora frio demais ora quente demais.. Professora não sei se esse ora é sem H. me corrija por favor! Sim querida espero chegar 2000... e 20! 30 .....

    ResponderExcluir
  15. Carol 2009 tive muitas boas surpresas e vc veio nessa caixinha de boas pessoas! bs:)

    ResponderExcluir
  16. Amiga..estamos esperando que no Brasil te traga boas novas! :)

    ResponderExcluir
  17. Ro procurando menina robo1 de janeiro de 2010 às 13:02

    Menina Robo cadê VC!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Ro p/ Menina das palavras Eliane Furtado1 de janeiro de 2010 às 13:04

    Amiga das palavras vc pooooode tudo aqui! Lindo ,lindo e lindo o que escreceu! Como sempre abalando!

    ResponderExcluir
  19. irmã, é assim que nós fazemos uma enorme corrente do bem... contando com pessoas doces assim como vc! bjs:)

    ResponderExcluir
  20. Ro animadinha para LindaZ1 de janeiro de 2010 às 13:07

    LindaZ VIIIIIIIIIIva o cartão de crédito!!!! vamo que vamo viajar!, rever nossa amiga Eliane, conhecer novos templos... conhecer novas cidades! é nois queirois!!!

    ResponderExcluir
  21. Ro p/ meninas comunicadoras portugual1 de janeiro de 2010 às 13:08

    Mila e Herminia com diz minha amiga Eliane... apertamos e aumentamos os nossos laços!

    ResponderExcluir
  22. Ro p/ a querida e nova amiga Vera do sullllllllllll1 de janeiro de 2010 às 13:11

    Vera... que lindo seu post... acho que está na hora de vc virar um blogueira o que acha da porposta em 2010 ? fELIZES ESCOLHAS PARA VC TB!!!!

    ResponderExcluir