terça-feira, 24 de maio de 2011

Uma invenção para economizar no táxi


fonte: Folha de São Paulo- Gilberto Dimenstein

 

Criada para universitários da cidade de São Paulo, essa é mais uma daquelas inovações para ajudar as cidades a ficarem mais limpas e, ao mesmo tempo, as pessoas com mais dinheiro no bolso: o compartilhamento de táxi (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br).
É de uma simplicidade absurda e totalmente segura. Funciona assim: o universitário coloca num mapa da internet qual o seu trajeto diário e descobre quem, na mesma área, faz o mesmo caminho. Combinam então se encontrar no ponto de táxi e rachar a corrida. A corrida sai, pelo menos, com 50% de desconto. Se levar mais alguém, o desconto sobe para cerca de 70%. Se quiserem, porém, podem compartilhar o carro e rachar a conta da gasolina.
Esse tipo de solução, inventada em São Paulo, é um detalhe da criatividade mundial para ter uma cidade mais limpa e funcional --e o que move o encontro no Brasil, neste mês, dos prefeitos das 40 maiores cidades do mundo.
É mais uma evidência de como a tecnologia da informação consegue fazer comunidades mais inteligentes.

Tenham um ótimo dia!  @braços @pertados

7 comentários:

  1. Olá Rosário!

    Vim conhecer-te por indicação da Emília do Começar de Novo.
    Dei uma volta pelo teu Blog e acho que temos muita coisa em comum., que podemos ser amigas.

    Essa ideia de "dividir" o táxi é maravilhosa.
    Poupamos todos, mas fundamentalmente ganha imenso o Ambiente.
    Estas medidas deviam ser postas em prática em todo o Mundo e já.

    Voltarei.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro. Fiquei muito contente que tenhas recebido a visita desta amiga blogueira, a Ná. É uma pessoaa fantástica. Esta ideia deveria ser adotada por todos os países, principalmente pelo nosso que está com uma crise tremenda e que temos os combustíveis caríssimos. Quanto à minha ida aí, a Marize já me passou os contatos todos e vou procurar ir a uma Sexta, pois quero conhecer o Bendizer. Claro que antes telefono para combinarmos. Muito obrigada, Ro. Vai ser muito bom ver-te de novo. Um beijinho carregadinho de força.
    Mila

    ResponderExcluir
  3. Querida Rosário!
    A idéia é ótima,aqui no meu condomínio os pais fazem rodízio para levar os filhos à Esola, mas há ainda pessoas que prefiram o transporte pago.
    Querida, coloque teus anjinhos em protidão no dia primeiro.
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Te abraço

    ResponderExcluir
  4. Bommmmm diaaaaaaaaaa queridíssima, adorei esta novidade mas eu, só faria isso com pessoas conhecidas,com tudo que acontece diariamente nas cidades grandes não dá para arriscar né mesmo?
    No Rio chove torrencialmente, final de semana com chuva e lanchinhos deliciosos com certeza.
    mil beijinssssss procê belezura de Sampa

    Dragão Dourado

    ResponderExcluir
  5. Oi Ro. Passei para te deixar um beijinho e desejar que esteja tudo bem contigo. Amanhã, Terça, já viajo para o Brasil. Depois telefonarei. Fica bem, Amiga! Um beijinho carregadinho de FORÇA
    Mila

    ResponderExcluir
  6. Minha querida vizinha!
    Passei para te desejar um lindo fim de semana,com sol, muito AMOR e que estejas BEM. Obrigada pela força e conte sempre comigo.
    Te abraço forte.... Saúde.

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga!! Vim te visitar... :)
    Cadê vc?!?! Tá tudo bem por aí?!
    Manda notícias, ok!!
    bjos,

    ResponderExcluir