terça-feira, 7 de dezembro de 2010

USAR O ESTILINGUE





  Por: Pe. Zezinho
É fácil usar o estilingue; o difícil é ajudar quem errou.
É fácil descer a lenha no casal irresponsável; o difícil é ir procurá-los e oferecer ajuda.
É fácil falar do ladrão que incomoda a vila; o difícil é tentar mudá-lo com amizade e ajuda.
É fácil falar da menina grávida que nem sabe quem é o pai;o difícil é ouvi-la e ajudá-la a enfrentar o drama de seu erro.
É fácil rir dos chifres do marido traído e falar da mulher dele com risos e piadinhas engraçadas; o difícil é ajudar os dois a se amarem de novo sem mágoas ou novas traições.
É fácil falar do padre, do pastor, do papa, do bispo, do governante, do político, do rapaz e da menina que aparecem um pouco mais do que nós. Damos uma estilingada com a língua e pronto, está quebrada a sua luz.
Pouquíssimos de nós podem dizer que não atirarão pedras em alguém que está por baixo. Jesus tinha razão ainda esta vez.
A mulher fora surpreendida em adultério e um monte de adúlteros a trouxeram para que Ele os ajudasse a apedrejá-la. Só haviam esquecido de trazer o companheiro de adultério, já que, também naquele tempo, era impossível uma mulher praticar o adultério sozinha. Trouxeram a adúltera e não trouxeram o adúltero. Jesus ameaçou desmascará-los.
Foram todos embora com seus estilingues.
Ficou a mulher adúltera que Jesus perdoou, mas a quem pediu que nunca mais pecasse.
Não atirou a primeira, nem a segunda, nem a centésima pedra. Ajudou-a, acolheu-a. Conversou com ela. Propôs mudança de vida.
Não sei que lição vamos levar do Evangelho. O que sei é que eu, você e todos nós, de vez em quando, falamos mal da vida alheia. E julgamos e apedrejamos por nossa própria conta homens, mulheres, moças, rapazes, padres, freiras, pastores, políticos, vizinhos e até amigos.
A nossa pedra é sempre a primeira, mesmo quando não fomos os primeiros a atirar. Deixemos de imaginar o pior, o mais errado e o mais sujo dos outros. Seremos melhores e a vida será melhor.
Queimemos nossos estilingues de moleques crescidos.

QUERIDOS TENHAM UM ÓTIMA NOITE...

@BRAÇOS  @PERTADOS

5 comentários:

  1. Querida Rosário!
    Tudo o que você transcreveu é a mais pura verdade. Não devemos julgar ninguém, nem atirar nenhuma pedra. Não é fácil. Somos muito imperfeitos para vivenciarmos essa atitude.Não quero dizer com isso que seja impossível, basta viver conforme Jesus nos ensinou.
    Devemos substituir o julgamneto por críticas construtivas,aquelas que ajudam a melhorar ou nos lembram a verdadeira escala de valores.
    Quando todos coseguirem chegar num estágio de consciênia assim, viveremos num paraíso. Isso será uma utopia????!!!!
    Vou dormir pensando nisso.
    Te abraço muito.

    ResponderExcluir
  2. Como a sua amiga disse: " será uma utopia? " Não sei..., mas quero acreditar que o ser humano aprenda alguma coisa. Com a idade todos temos obrigação de ir aprendendo e, neste aspecto das críticas, sinceramente faço-as muito menos. Lembram-se da música do john Lennon, Imagine? pois é...utopia ou não, todos imaginamos um mundo melhor, sem guerras, com respeito pelas diferênças, sejam elas de raça, credo ou opinião.Gostei muito deste texto e todos temos que reflectir muito nele. Está aí o Natal para mais uma vez nos lembrar que o outro existe e merece respeito. Espero que estejas bem, Rosário e sempre com muita força e pensamentos positivos. O frio aqui é muito e tem chovido horrores; no entanto eu mando-te um beijinho carregadinho de LUZ:
    Mila

    ResponderExcluir
  3. Rosário, difícil mesmo são seres humanos entenderem tudo isto. A maioria diz sim, mas a verdade é que poucos dão as mãos.
    Um beijo.
    Domingo lanço meu livro infantil.

    ResponderExcluir
  4. Rosário, que verdades contidas nesse belo texto!
    Devemos nos preocupar em discutir ideias, soluções, e não nos ocuparmos em discutirmos "pessoas". Temos que agir e usar o nosso tempo para fazer o bem. Já fiquei fã desse padre Zezinho.
    beijos beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ro. Mandei um contacto para o Bendizer. O meu irmão enviou dia 3; ainda não me disseram nada. Fico sempre na dúvida de que não tenha dado certo ou tenha havido engano. Muito obrigada Ro e um beijinho com muita força. Aguardo notícias
    Mila

    ResponderExcluir