domingo, 12 de setembro de 2010

Boa-Noite amigos, lindo dia de sol hoje aqui em Sampa!
Não botei o pé na rua, apenas apreciei o dia da sacada, da janela... dando um tempo em casa, pois ontem tive um dia bem diferente mas, fiquei exausta.
E como amanhã é dia de quimio o melhor é seguir o conselho de amigas, D E S C A N S E ....
Eu sempre tive muita sorte em fazer amigos. Quando o site ONCOGUIA, lançou a rede "meu oncoguia" foi uma festa fiz amigos inesqueciveis por lá. Entre eles a nossa Vera Henke a do sullllllllll.
Pedi a ela que contasse sua luta, pois muito não sabem o quanto ela é corajosa e muito mas, muito delicada pessoa.
Eu a chamo de vizinha, pois tenho certeza de que seríamos ótimas vizinhas, e também faz do limão uma caipirinha com vocês: Vera...

Olá !
Este depoimento tem por objetivo acalentar o coração de mulheres diagnosticadas com câncer de ovário, para que tenham esperança e se Deus quiser a cura.
Me chamo Vera Henke, moro no sul , na cidade de Erechim/Rs, tenho dois filhos adultos a quem amo muito e um ótimo e querido marido.
Fui professora estadual durante 25 anos. Sempre fui muito ativa e excerci o cargo de diretora da Escola onde me aposentei em 1998. Dei aulas de Biologia numa Escola particular da minha cidade até a data da minha cirurgia que aconteceu em 2007.


Tudo começou com uma dorzinha suportável no meu abdome, do lado esquerdo.Era final de setembro e eu envolvida com a Escola fui levando. Em novembro sempre fizia meus exames de rotina, e minha médica solicitou-os como sempre fazia, ecotransvaginal e demais exames. Constatou que eu tinha uma inflamação em uma das trompas, receitou-me 5 dias de antiinflamatório e dez dias de antibiótico, como ela iria entrar em férias encaminhou-me para um colega ginecologista.

Quando fiz a consulta e mostrei os exames ele solicitou-me um Ca 125 e me disse que se ele estivesse alterado faríamos uma laparoscopia para que ele vizualizasse melhor o que estava acontecendo. O exame demorou dez dias para chegar e quando veio.....o que vi foi um indicador de 6683 (quando indicado é abaixo de 35)
Eu já sabia, pesquisei na Internet e na ninha idade 54 anos a possibilidade de ser benigno era mínima . Então em 12 de janeiro de 2007,começando por laparoscopia e culminando com uma cirurgia de 3 horas tudo foi retirado.

Exames anatomopatológicos resultaram em malignidade. Debilitada comecei as 6 sessões de quimio. Sempre muito confiante e sem derramar nenhuma lágrima. Conclui em maio. Voltei ao médico então me foi solicitado uma nova laparoscopia como feedback, ela foi realizada pelo mesmo ginecologista, em 31 de julho, foi retirado um pedaço de tecido que resultou negativo, após a analise. Vivi feliz até novembro, quando fiz uma nova bateria de exames e meu indicador deu 93. Fiz exames de imagem, todos, tomo, ecografias, ressonância e pet scan (que fiz em Curitiba pq no meu RS não havia este exame) NADA apareceu.Já estávamos em dezembro e meu indicador em 123. Meu oncologista clínico sugeriu uma nova laparoscopia com um cirurgião oncológico. E, novamente em 12 de janeiro de 2008 me submeti (começando por laparoscopia), a uma nova cirurgia que durou 4horas onde foi retirado tecido canceroso em 9 pontos (peritônio, 15cm de mesocolon-intestino delgado fundo da vagina e......) para a minha nova luta, mais 6 sessões de quimio. O meu protocolo era a aplicação da medicação a cada 21 dias, depois dos exames de rotina e ela durava 4horas.
Conclui em junho de 2008 .
De lá para cá, faço TODOS os meses o exame ca 125, porque DECIDI assim, e ele varia entre 17 a 25 .Faço exames de imagem (que para mim pouco adiantam) quando ele começa a se elevar, mas meu marcador de fato, é o ca 125 cujo método usado para realizá-lo é eletroquimioluminscência, muito sensível, e feito em São Paulo, no CRIESP.
As sequelas do tratamento existem, neuropatia nos pés que me impedem de usar salto alto e certos tipos de chinelo. Este problema me impede de ficar por longo tempo de pé. Calorões que me deixam enrrubecida ,e constragida em determindas situações, mesmo quando é frio.Minha presbiopia aumentou e preciso agora de lentes mais fortes. Não posso mais fazer uso de reposição hormonal (que me deixava muitíssimo bem)e tenho muita insônia.
Para as mulheres que estão passando por isso desejo do mais intimo do meu ser que tenham FÉ, TUDO passa,os incomodos das quimios,a falta de cabelo, os enjoos...Tudo passa.
O importante é ter confiança no seu médico (cirurgião ou clínico) e ACREDITAR que se ainda não temos a cura estamos chegando lá.
Bjs de quem espera continuar BEM.
Vera do sulllll

Erechim verde e florido, entrem no site tem fotos lindas!!!


10 comentários:

  1. Incrível a força da Vera do Sul... Garra,lutadora e forte!

    Um beijo às duas e pra ti, uma boa sessão de quimio amanhã.Força!beiojos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que linda homeangem à nossa Vera do sullllll. Sabe Rô, qualquer hora temos que ir lá. Linda foto.

    O Meu Onconguia não é tão badalado como o seu. Vc é um SU...de sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Querida Rosário!
    .....Muita Esperança e Confiança para todas as guerreiras e guerreiros que lêem, postam e tem seu melhores pensamentos para com o Próximo, que a isto você chama de "COMPAIXÃO". Que o procedimento de amanhã reduza ainda mais teus indicadores e devolva a TUA SAÚDE.
    Te abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá querida,

    Fiquei fascinada pelas suas postagens, você é uma pessoa de muita garra.
    Agradeço por ser minha amiga.

    Que Deus lhe abençõe,

    Beijos no coração,

    Virna Soledade

    ResponderExcluir
  5. Linda história!!
    Uma guerreira que merece servir como exemplo para todos nós!!!

    ResponderExcluir
  6. Minha querida Rosário!!!
    Meu conração se enche de riso e alegria quando vejo vc passeando por lá. =D

    Li o depoimento de sua amiga, Vera. Deveras impressionante. Certamente uma mulher muito forte, assim como você.


    Um excelente início de semana pra você.

    Um beijo em seu lindo coração! Fique na Paz.

    ResponderExcluir
  7. Não posso dizer que sei o que está passando porque só quem sabe é quem passa, as dores, tudo de negativo que surge a cada dia! Ninguém que está de fora da situação imagina. Eu passo por um problema de saúde atualmente, mais estressante do que propriamente doloroso e debilitante... E as pessoas olham e fazem pouco caso, exatamente porque me veem bem disposta... Mas eu sei o que ando passando...

    No seu caso posso te dizer que um dos meu grandes medos é ter câncer, exatamente por tudo que ele faz contigo, as dores, a quimio, uma luta desumana contra uma doença que nunca sabemos de que forma vai evoluir! Posso apenas fazer uma idéia do que tem passado e deixo minha solidariedade!

    Obrigada pela sua visita!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. LindaZ para Rô e Vera do Sulllll14 de setembro de 2010 às 06:50

    Rosário,
    Muito bonita sua homenagem à Vera do Sullllll!

    Vera, você é uma mulher de muita força e de uma doçura enorme!
    Gostaria muitíssimo de conhecê-la pessoalmente. Precisamos organizar esse acontecimento e tornar real essa amizade virtual!

    Beijos e saúdeeeeeeeee!!!!!!!!
    LindaZ

    ResponderExcluir
  9. Rosário

    Linda a homenagem a nossa amiga querida Vera do Sul. Ontem fiquei emocionada, pois fui lá no oncoguia e achei seu depoimento, foi tão bom te ver falar, conhecer seu rosto, te entender melhor. Você é uma guerreira e de uma sensibilidade enorme. A Vera e a Eliane tb tem depoimento lá? Vou procurar. Fica com Deus viu? Amei te ver falando, me encorajou ainda mais! Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Rosário, querida!
    Bela homenagem à Vera...
    Obrigada por você existir e nos abrilhantar com seus aprendizados!
    Muita força e fé em teu(nosso) caminho!
    Beijos,

    ResponderExcluir