domingo, 13 de novembro de 2011

O QUE É O TEMPO QUANDO NÃO SE TEM MUITO TEMPO

Quanto tempo heim pessoal? Estive assim em outros momentos demorando para aparecer.  Quem acompanha desde o inicio do blog  da luta para manter o BENDIZER engatinhar, levantar e dar os primeiros passos sabe dos meus sumiços.
Mas a minha distância nada tem a ver com o BENDIZER que também está lutando na comunidade de Paraísoplois com a Deny, mas a distância tem a ver sim com minha vida pessoal.
Quando falo vida pessoal é vida mesmo, meu tratamento mudou por conta que a doença também mudou infelizmente não para melhor.
Andei colocando minha caminhada no facebook, muitas pessoas queridas indicaram nomes, mandaram e-mail desejando sorte para a outra luta: MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO.
Eu precisava então de um advogado(a) para entrar com um mandato e bla, bla bla....
Isso passou a ser um drama vivido por mim e minha família. Meu medicamento foi receitado numa quinta-feira e na segunda-feira, iniciava então um novo protocolo com um novo medicamento XELODA, uma quimioterapia oral que o convenio NÃO cobre, por um custo de: R$ 2.656,00 a caixa. Uma caixa dá para apenas um ciclo e meio. O ciclo é de 14 dias, sendo 06 comprimidos por dia.
Passei a viver um calvário em busca do medicamento por meios públicos,sim meios públicos nosso SUS não é de dar enveja a outros países, sim o sistema é bárbaro mas não funciona. Qem não tem dinheiro para pagar um advogado(a) tem sim um calvário pela frente.
Eu e minha filha, fomos à todos os órgãos públicos possíveis e indicados, onde poderíamos conseguir o medicamento. Fomos também em busca de um Defensor Público que nos ajudasse com o pedido de liminar. Mas acredite depois de muitas  idas e vindas ao Núcleo indicado, cópias, documentos, relátorios, receita com pedido médico, uma declaração do médico oncologista que na falta deste medicamento minha vida estaria em risco, nada absolutamente nada conseguimos. Essa situação é humilhante, nossos políticos presisam fazer um "laborátorio"  um "corpo a corpo" como eles fazem na época das eleições, para sentir na alma essa dor.
Cheguei em casa, num dia daqueles que vez ou outra a gente tem "dia de cão" encontro na mesa da sala um telegrama.
Sra ...... informamos que seu pedido do medicamento Capecitabina (XELODA) não foi autorizado.
Att
Secretário de Saúde do Estado de São Paulo.
Eu chorei... estava numa semana super difícil, chorei com pena de mim. Mas como eu quero muito viver, fui comprando o medicamento e dividindo em cartões de crédito, dai vocês podem imaginar a bagunça financeira que ocorre num momento como esse.
Tem nada não, um dia conversando com uma garota, que eu  por acaso encontrava pela segunda vez na minha vida, contei a minha saga sobre a busca do medicamento. Ela faz direito e estava procurando um estágio, ficamos conversando e ela me prometeu uma ajuda. E ajudou!!!
Ela é filha de um advogado, que sua especialidade  não é saúde, mas esta família tem uma coisa muito importante: Amor ao próximo, e o dinheiro para eles não vem na frente de uma ajuda.
Foi assim que no dia 08/11/11, o advogado ligou e disse: Rosario estamos com a liminar você pode pegar qualquer medicamento que venha precisar a partir de hoje. Eu chorei de novo, agora de alegria,alivio, gratidão...
E como uma ironia do destino, o próprio Secretário de Saúde do Estado de São Paulo que negou, decide;
"... Não se pode, pois, obstar o tratamento inadiável a quem tem direito e que se revela essencial à preservação da própria vida, cabendo ao Estado cumprir seu dever político-constitucional...."

Por que não decidiu isso quando dei entrada em tudo, com os mesmos documentos ou até mais que o advogado?  Por que? Se alguém puder me responda.
Por que? O Poder Judiciário manda você ir ao Núcleo Várzea do  Gliceiro, Núcleo Maria Zélia sabendo que você precisa do medicamento mas, jamais vai conseguir sem um advogado(a). Na  Defensoria Pública,  você precisa provar que é quase um miserável para ter acesso. Por que?
Uma das minhas indignações, fica mesmo é com o nosso ex-presidente fazendo tratamento vip, enquanto milhares de pacientes aguardam meses por um exame simples,  ele fez tudo  num único fim de semana. Tentamos levar a vida com alegria em baixo desse furacão que é viver acompanhada de um câncer.

Estou  cansada e sem paciência comigo, e muito mais ainda com o meu câncer, sim ele é meu se não fosse não estaria comigo há 06 anos.
Há momentos em que a fé fica rala, eu choro e peço a Deus que não solte da minha mão, preciso Dele para me salvar de  muito sofrimento.

Amigas (os) , não sei quando volto, talvez logo depois deste longo desabafo. Estava sem animo e energia para recomeçar o blog.
Meus Abraços Apertados para todos os momentos continuam valendo :)
Rosario

6 comentários:

  1. Sabe Rosario, viver com essa ingrata doença é pra mim a tarefa mais dificil, porque tudo na nossa vida passa a ocilar, um dia deitamos bem e acordamos com dores terriveis, outras dormimos mal e Acordamos perfeitos... não vejo a hora que tudo isso acabe e nossa vida volte a ter os compassos normais....Força e Fé pra vc enfrentar a caminhada!
    Ym bjo enorme

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Minha vizinha querida, até que em fim o REMÉDIO...
    Decepçãoe tristeza por tudo o que tiveste que passar para ter este direito assegurado. Concordaria que o Sr ex-presidente (com um plano de saúde ...ou não) fizesse seus exames num final de semana e começasse o tratamento ....SE.... este fosse o tratamentdo dispensado a TODOS os brasileiros....
    Ser um socialista implica em viver como tal....
    Palavras.... blá...blá não deverão mais nos enganar...
    Te abraço muito.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que vc voltou...também pelo remédio que conseguiu. Sabe Rosário, fico indignada, irritada, com esse descaso na saúde, como vc vejo o tratamento do ex presidente e não entendo tamanha injustiça, tanta gente morrendo por falta de tratamento e ninguém parece enxergar. A sociedade mesmo que nunca viveu essa situação não sabe a dor que é. Você continua em minhas preces, força minha amiga, que Deus segure firme em suas mãos! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi minha querida! Saudades de vc! Realmente toda essa luta é angustiante e revoltante, pois creio que isso já deveria ser um direito nosso....portanto de fácil acesso...mas enfim, Graças a Deus vc conseguiu e tudo ficará bem!!! Deus está a frente de tudo e nos segura pela mão sim! Eu também estou na espera de uma medicação nova...sigo confiante que dias melhores virão sempre!!!! Grande bjo! Deus te abençoe e te ilumine sempre!!!!

    ResponderExcluir
  5. MInhas queridas como é bom tê-las de volta.
    Abraços bem apertadinhos para cada uma.

    ResponderExcluir
  6. Querida, reitero aqui o que já disse em outros blogs e no meu. Por coerencia cristã e à todos os pacientes de câncer, quero que o ex-presidente fique curado, porém gostaria que a imprensa parasse te tratá-lo como herói. Por que herói??? Eu também quero ser herói! O problema que é que, para a guerra que ele vai armado de bazuca, nós vamos armados de paus e pedras. Aliás que raios de socialismo é esse?????

    ResponderExcluir