quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SOBRE A ONG



 O Bendizer é uma ONG que incentiva toda e qualquer atividade que melhore a autoestima e qualidade de vida dos pacientes com câncer e seus familiares.

Todo esse cuidado é feito através de reuniões semanais abertas, com pacientes, cuidadores e especialistas de diversas áreas, sempre voltadas para o segmento oncológico.


Apresentação de projeto Paraisópolis

Quem Somos

O Bendizer é uma OSCIP (Organização Social Civil De Interesse Público) que incentiva toda e qualquer atividade que melhore a auto-estima e a qualidade de vida dos pacientes com câncer e de seus familiares.

Fundada em Novembro de 2009, por Mª do Rosário O. Sampaio, paciente de câncer, e que estava buscando esse apoio em diversos lugares. O Bendizer começou seu trabalho com pequenas reuniões, ações beneficentes, e atividades de bem estar aos pacientes.

De 2010 até os dias de hoje o Bendizer conta com uma sala alugada para reuniões semanais na Rua Luiz Gois, 1497 Vila Clementino – SP. Todas as reuniões são marcadas às sextas-feiras em dois períodos, para receber pacientes, amigos, cuidadores e familiares, embora poucas pessoas tenham comparecido.

Neste tempo resolvemos agir mais ativamente, e não somente ficar esperando as pessoas aparecerem. Desta forma, pensamos em trabalhar num local onde houvesse maior necessidade e que não tivesse amparo, isto é, ir diretamente à população carente.

Nas comunidades existe muita carência de apoio aos pacientes com câncer e com isso seria possível atingir um público maior.

Provavelmente, o modo de divulgação do grupo (blog, e-mail, site) tenha atingido o público de classe média, que geralmente procura apoio em associações privadas e não em ONGs como o Bendizer, deixando de atingir a população realmente necessitada.

Através do site da ONG, www.bendizer.org, muito voluntários se inscreveram para ajudar nos trabalhos, como fisioterapeutas, psicólogos, artesãos, dentistas, e mesmo pessoas comuns, apenas com a vontade de ajudar de alguma forma.

O primeiro contato realizado com comunidades foi feito na Água Espraiada, e começou com doações de agasalhos, cobertores, remédios, atendimento odontológico, festas de Natal, Páscoa e dia das crianças. Entretanto, este contato resultou ser muito superficial, provavelmente por não haver uma liderança na comunidade que pudesse fazer a ponte entre a comunidade e o Bendizer, o que permitiria uma ajuda mais eficiente, com palestras, grupos de discussão e outros objetivos que o Bendizer possui.


O segundo contato realizado foi com a Comunidade de Paraisópolis, através da Deni. Esta jovem lutadora e decidida, tem 35 anos, ex-paciente câncer de mama, nasceu nesta comunidade e faz parte do Comitê de Pacientes do Oncoguia. Casada, tem dois filhos, e hoje está desempregada. É uma pessoa muito corajosa e uma líder entre os moradores, que já a tem como referência quando o problema é câncer. Deni tem o sonho de fazer uma faculdade para ser Assistente Social e principalmente ajudar sua comunidade. A ajuda e a parceria desta moradora, possibilitaria um trabalho conjunto, permitindo que o Bendizer alcance, com eficácia, seus objetivos.

O Bendizer pretende montar uma sede na própria comunidade para se aproximar dos moradores, e assim, diagnosticar os principais problemas, selecionar os casos mais graves e priorizar os pacientes. Este novo sonho só poderá ser alcançado através de captação de recursos.

O Bendizer capta recursos com alguns parceiros já cadastrados no site e, que já colaboram com um valor mensal para a ONG. Também realiza eventos beneficentes, como bingos e bazares. Tentaremos apresentar um projeto aos órgãos públicos e listar as ONGs já existentes e atuantes na comunidade para fazermos parcerias e trabalharmos juntos por um único objetivo.

O objetivo principal do Bendizer é atender pacientes com câncer, seus familiares e cuidadores.

Primeiras ações:
- Atendimento gratuito aos citados acima com ajuda psicológica para o enfrentamento da doença e seu tratamento. Além de informações sobre seus direitos e apoio jurídico, juntamente com o Instituto Oncoguia;
- Oferecer informações sobre internação em hospitais públicos, farmácias populares, onde encontrar medicamentos e alimentação adequada durante o tratamento;
- Promover reuniões semanais com ajuda psicológica e com o suporte de voluntários profissionais. Prestar esclarecimentos sobre tratamentos integrativos aliados ao tratamento convencional;
- Realizar aulas de artesanato com profissionais voluntários, trabalho chamado de arterapia;
- Instalar uma agenda com registro das reuniões com o maior número de dados possível como: nome, idade, tipo do câncer e tratamento, quem indicou, preferências e objetivos;
- Transportar o paciente com câncer e seu cuidador até os hospitais, para: consultas, exames, quimioterapia, radioterapia, ida e retorno de cirurgias. Se possível incluir um lanche tanto para o paciente quanto para o seu cuidador;
- Promover campanhas para doação de sangue, medula e plaqueta;


Para realização destes projetos, necessitaremos dos seguintes recursos:            - Espaço de aproximadamente 30 m² com um banheiro e de preferência sem escadas para facilitar o acesso. Este espaço será divido em:
01 sala para reuniões c/ pacientes/cuidadores/familiares com capacidade para 10 pessoas.
Piso frio com cadeiras/poltronas que possam acomodar confortavelmente, um tapete, algumas almofadas para pacientes que em algum momento precisem repousar.
01 Escritório : mesa/cadeira/telefone/computador/impressora/armário
01 Sala para fazer artesanato - bancada/cadeiras
01 Mini cozinha com  microondas/cafeteira/mesa/pia/geladeira
 - Carro com motorista para transporte dos pacientes da comunidade


Os moradores de Paraisópolis precisam de ajuda em muitos aspectos, e nós do Bendizer, acreditamos que poderemos trazer inúmeras melhorias para os pacientes, seu familiares e cuidadores.

O Bendizer precisa de um espaço para poder colocar em pratica todos os seus projetos, de forma gratuita, com muita informação e, principalmente, com muita dedicação e carinho.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Ola meu nome é Mauricio tenho Linfoma e criei um blog ... queria colocar o botton do seu blog no meu blog porem nao sei fazer isso poderia me orientar ...
    me mandem email rockturismo@hotmail.com
    ate logo

    Mauricio Anias
    www.batalhadolinfoma.blogspot.com

    ResponderExcluir