quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Qual a cor ?

Boa-tarde amigas, amigos e futuros mais amigos!
Hoje dia bem feliz, consulta médica marcadores estabilizados, estou feliz.
Mas estou querendo saber de você minha ou meu amigo companheiro de vários diagnósticos de câncer.
Minha amiga Eliane Furtado tem toda razão, cada câncer deve ter sua cor. Outro dia eu comentava com uma pessoa justamente sobre essa força que as organizações do câncer de mama tem no mundo todo.
A resposta foi: por que é o câncer que mais mata a mulher. Envolta disso tudo foi se formando uma grande luta até chegar hoje de se iluminar a cada dia um museu, um monumento, uma ponte etc...
Fiquei pensando que talvez seja parecido com sindicatos, como exemplo sindicato de taxista que são muito unidos e, por esse motivo lutaram muito para ter seus direitos.
Paciente de câncer tem direito a descontos de carro e mais algumas coisas mas, depende do diagnóstico e o que ele deixou de sequela para você conseguir o direito.
Você que é paciente de câncer qual cor você daria para uma campanha. Para no futuro termos a mesma força que as meninas de peito, que estão com uma exposição aqui em São Paulo na livraria cultura com fotos passo a passo desde o diagnóstico até a mastectomia.
Podermos divulgar como no meu caso Cólon Retal, uma colonoscospia para  no máximo depois dos 40 anos ou menos? uma vez por ano, ou a cada 02 anos?
Se você tiver um incomodo abdominal, uma anemia quase imperceptível e sua ginecologista dizer: Caminhe mais, coma mais fibra, mais bife de fígado, tome ferro etc.. e mesmo depois de você fazer toda lição de casa corretamente descobre que está com câncer já com metatases. Segundo meu cirurgião (já contei isso) no meu caso pela gravidade do tumor eu já vinha perdendo sangue pelas fezes há mais de 01 ano e meio. Sabe o que teria sinalizado isso pessoal, um exame de fezes que se chama sangue oculto. Sinal que você está perdendo sangue pelas fezes.
Vamos criar nossas cores e campanhas para um dia ficarmos fortes na prevenção. Alguém sabe me dizer qual é o dia do seu câncer?
Eu preciso da ajuda de vocês eu não sei o dia do meu!!! Mas acho que Eliane Furtado sabe, vou recorrer a ela.
Assisti um dia destes uma matéria sobre câncer de mama nos homens. Ele teve seu diagnóstico aos 31 anos, fez quimio, radio e mastectomia, isso lá no Reino Unido onde 300 homens ao ano tem esse diagnóstico. Ele contava que quando chegou ao consultório médico TUDO era rosa,tinha pelo menos vinte mulheres no local e,  TUDO era explicado apenas para as mulheres. Ele disse que nunca se sentiu tão só. E no dia em que foi ao hospital para fazer a cirurgia foi acompanhado de sua esposa e claro a enfermeira se dirigiu a ela e não a ele que era o paciente. Teve os mesmos medos, vaidades e surtos que nós mulheres temos.
Nos resta mesmo definir a cor, a campanha e o mais importante a PREVENÇÃO.
@braços @pertados e procurando definir as cores!

ET. Por conta de mudanças no blog, não consigo inserir imagens, fico devendo hoje por que a professora só chega à noite!

7 comentários:

  1. Rô, neste momento estou precisando do seu conselho, pois fui informada que minha tia foi diagnosticada com câncer de mama recentemente. Gostaria do seu conselho, como devo ajuda-la,que palavras de apoio usar... enfim..

    Meu email: ninytakita@hotmail.com

    Abraços Saudosos!

    Sua amiga blogueira Ká

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rô!!!

    Muito bom saber que suas taxas estão estáveis. Essas pequenas conquistas para nós são verdadeiras vitórias. Parabéns!

    Fique quietinha o quanto precisar, e também faça muitas coisas quando quiser.

    Não sei o dia do câncer colo-retal, mas encontrei uma postagem da Bruna sobre câncer de intestino. Será que serve?

    http://linfomaemocional.blogspot.com/2009/03/campanha-contra-o-cancer-de-intestino.html

    Saudades!
    Beijos e até a volta!

    C@rin

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Queridona!
    Os marcadores despecaram???? E vão cair rente ao chão...... Tudo dará certo. Estou Feliz!
    Quanto a cor do câncer queria saber a cor do meu, de "ovários". M<as deixa pra lá se for rosa, violeta. vermelho oq ue me importa são os marcadores. Hoje fiz novamente meu Ca 125,no mês passsado estava baixinho,espero q quero que CONTINUE ASSSSSSSIM.
    Te abraço muito...

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Queridona!
    Os marcadores despecaram???? E vão cair rente ao chão...... Tudo dará certo. Estou Feliz!
    Quanto a cor do câncer queria saber a cor do meu, de "ovários". Mas deixa pra lá se for rosa, violeta, vermelho o que me importa são os marcadores. Hoje fiz novamente meu Ca 125,no mês passsado estava baixinho,espero q quero que CONTINUE ASSSSSSSIM.
    Te abraço muito...

    ResponderExcluir
  5. Algo saiu errrado. Rosário de um jeito....
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Hoje o meu beijinho vai carregadinho de felicidade pelos resultados dos seus exames. Não podia ter tido melhor notícia! Que bom!. Quanto à cor, gostaria que fosse verde, aquele verde lindo de Esperança. pois é o que mais precisamos em relação a essa doença...Esperança que descubram a cura para todos os tipos de câncer.Boa noite, Ro e que tudo continue a correr bem. Voltarei, como sempre.
    Mila

    ResponderExcluir
  7. Nossa que notícia maravilhosa. Marcadores estáveis e despencando. Parabéns querida. Seguindo.
    Infelizmente não tenho a data certa do câncer coloretal. Na verdade existe. Ano passado dei até entrevista. Vou verificar de novo. Minha cabecinha anda nas nuvens. Mas digo e repito sou contra só uma campanha para um determinado tipo de câncer. No sul, o câncer de garganta se espalha, o coloretal já caminha para um triste segundo lugar e o de pele? Se eu pudesse escolher uma cor seria verde clarinho. Mas conte comigo para lindas campanhas e obrigada por sempre me apoiar. Um brinde aos exames. Que venham os meus!

    ResponderExcluir