

Olá como vão todos? aguardando 2010 com bastante coragem não é mesmo!
Tenho muitas coisas para agradecer à 2009, foi um ano muito trabalhoso, com perdas mas muito, muito bom.
No final do ano de 2008, eu tinha um projeto. Depois de um breve trabalho feito na clínica onde faço meu tratamento, que foi reunir 05 pacientes são elas: eu, Zelinda, Ester, Neide e Madu.
Fizemos durante 03 meses, encontros quinzenais na clínica. Falamos e recortamos papéis para montar o seguinte; que os recortes representassem nosso passado, presente e futuro. Foi um período rico em trocas e de muita afinidade entre nós. Cada uma com um diagnóstico, uma fazendo quimio, outra ficando careca, outra em remissão, outra em intervalo e mais uma em remissão.
Depois de tudo recortado e colado em um papel A4, cada uma de nós falou sobre seus 03 quadros. Como éramos no passado, o que queríamos do presente e o que víamos para nosso futuro. Falamos de vida, de sonhos, de dores, de amores, de filhos, de marido ou ex-marido, de finitude e do quanto era bom cada encontro.
Final de 2008, final do grupo com promessas que em 2009 teríamos a chance de além de nos reunir também iríamos colocar mais pacientes no grupo, formando assim um grupo de apoio, para desabafos, alegrias e trocar muitas experiências. Mas não foi o que aconteceu.
E nós as cinco amigas de repente ficamos órfãs, sem um lugar para nos encontrarmos , falar, chorar, rir, dividir o bolo (que Madu sempre levava), tomar um café, um chá.
Resolvi então, fazer em minha casa os tão conhecidos onco-lanches, onco-temaki( que Neide fazia tão bem), onco-almoço... e assim nos mantivemos unidas.
Em Setembro, resolvi muito de repente, alugar uma sala e tornar realidade meu sonho o BENDIZER, devo confessar aqui, que não tinha a menor ideia de como iria sustentar o projeto, mas eu precisava começar.
Sala alugada, o mês que tem 30 dias passa a ter 10, quando a gente pensa já está na hora de pagar o aluguel.
Foi ai que um anjo, meu querido amigo Aljan, ele não gosta que fale mas, preciso falar da importância amorosa, generosa e financeira que ele me proporcionou. Sem sua ajuda tudo seria muito mais difícil. Ele é o responsável pelo pontapé inicial do BENDIZER. Aljan é daqueles amigos que não nos espera pedir, ele sente o momento e, com muita generosidade e amor ao proximo ele ajuda, ajuda e ajuda.
Em 2009, tive poucas ocorrências hospitalares aqui em casa. Acrescentei acupuntura 03 vezes por semana, o que me ajuda muito na recuperação da quimio. Apertei mais ainda minha afinidade com a cuidadora de orquídeas a Neide, e por ela e por mim o BENDIZER nasceu. Lembro de uma vez que fui visitá-la já quando começou as intermináveis internações ela me disse: Rosario é um sonho seu, você é responsável pelo que está acontecendo eu apenas estou ajudando. E como ajudou... e a família continua ajudando.
Eu em 2009, realizei 05 viagens, sendo que antes de adoecer nunca viajei este numero. Foram viagens inesqueciveis, algumas eu, Celso e Zelinda. Zelinda é uma querida amiga de alma e coração que Deus na sua infinita bondade a colocou em meu caminho. E junto com ela D.Thais sua mãe, Olivia sua filha e Ana (nossa Ana do BENDIZER). Aumentei a minha família, juntando com o amor que recebi destas mulheres.
Ainda tenho Ester, que é uma pessoa super objetiva e muito querida, que me ajudou muito com nossas longas conversas enquanto fazíamos quimio no mesmo dia. Almoçávamos juntas, pois nosso tempo era longo na clínica, tomávamos chá, trocamos ideias sobre filhas, a nossa alegria quando sua filha passou no vestibular da USP, sobre a vida que queremos para nós e nossa família.
E Madu, nossa mulher fera! ela é como uma pessoa uma vez me descreveu; uma hortinha, cheia de mudas que podemos colher e florescer. Madu além de uma pessoa generosa é extremamente positiva, alegre e "facinha" como ela gosta de dizer. Curtimos muito quando ela que, está em remissão depois de um TMO, foi para Europa e passou lá com sua dedicada amiga Gisele 40 dias, eu fiquei com inveja!
E por fim minha querida Neide, que não conseguiu com toda sua vontade de viver, vencer o gigante que tomou conta de todo o seu corpo. Neide era de um sorriso manso, uma voz macia, de um amor infinito por animais, pessoas e a natureza. Mas essas pessoas tão especiais, precisam ir embora mais cedo, Deus precisa delas por lá. Tenho muita saudade, ainda choro em poucos momentos, quando me dou conta que ela não viu o BENDIZER pronto, mas já entendi que ela está bem. Mas sou humana e como tal tenho minhas fraquezas.
Em 2009, recebi de meu querido marido, o Celso todo amor e paciência que uma pessoa possa ter diante de tantos inesperados. Recebo todos os dias da semana off, um café da manhã na cama, com direito a uma pequena flor e um bilhete "eu te amo tanto". Do que preciso mais? apenas ficar curada e dar a ele mais amor ainda.
Em 2009, Giovana nos surpreendeu em amadurecimento e coragem para trocar de emprego. Ela determinou e mudou para melhor. Está feliz no novo trabalho, gosta de tudo com proposta, me ajuda muito com o BENDIZER e o blog, é cheia de ideias e namora o Pedro que é um menino também cheio de proposta e, que nos encheu de orgulho quando recebeu um prémio por um lindo trabalho que fez. Aliás em muito boa hora, já não era sem tempo.
Em 2009, Georgia aprendeu e lutou muito para levar em frente seu próprio negocio. Hoje mais consciente do que é ter um próprio negocio, ela caminha ainda, com muitas pedras a serem tiradas do barco, com a certeza do que quer. Quer e gosta de viver tudo, gosta de samba, gosta de cerveja, gosta do mar, gosta também do Leandro seu namorado, que também é uma pessoa generosa, que a todo momento está pronto para nos ajudar. Sempre de mansinho, mas a sua ajuda é sempre forte.
E assim, termina minha retrospectiva de 2009, por tudo isso eu digo para vocês que foi um ano muito bom, sou otimista de nascença, alegre por natureza e brava por descendencia.
Desejo a todas as pessoas que não constam na minha declaração sobre 2009 mas que fizeram sua diferença, que em 2010 podemos fazer ainda melhor em amor, doação, alegria, paz, saúde, dinheiro no bolso, viagens, abraços apertados, chás, cafés e muito bons encontros no BENDIZER e na nossas vidas.
FELIZ ANO NOVO !!! :) :) :)
2010 abraços apertados !