segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Oi amigas... como vão?

O tempo passa veloz e a gente quando pensa em algo, existe outro algo mais urgente para resolver.
No fim de 2010, desejei a todos que 2011 fosse Doce e Bendito! Eu espero sinceramente que pra você tenha sido nessa ordem.
Não sei se devo me lamentar por todas as coisas que me aconteceram até aqui. Perdi pessoas queridas minhas, meu diagnóstico que não me deu uma trégua seguer, a minha luta por medicamento, o meu desejo de instalar o BENDIZER em Paraisopolis... mas isso é a vida então, se pretendo ficar nela é assim que funciona.

Deixei muitas vezes de dividir com vocês um pouco de minhas dores... Minha Fé que estava muita abalada por conta de tantos momentos difíceis que passei por este ano. Não contava nada pra vocês por que minha filha está morando fora, e eu não tinha nenhuma intenção de deixa-lá preocupada. E o blog é uma arma super poderosa muitas pessoas acessam, contam para outras e assim vão polinizando para que cada um faça, uma oração um pensamento de força para que as coisas melhorem. Eu apenas me abria para pedir ajuda no facebook, um advogado pelo amor de Deus, um medicamento de altíssimo custo pelo amor de Deus. E assim, ela de longe também nos ajudava.
Mas, sempre tem aquele momento que não temos muito como encobrir.... e então, minha filha vai voltar para o Brasil.
Eu chorei quando ela deu a noticia, compreendi mas chorei... Chorei por que sempre tenho que respeitar o momento que atravesso, este momento fez 06 anos dia 19/12. É uma longa estrada, de sofrimento, resignação, humildade e muita Fé que a todo momento é testada.

Dei a noticia para o meu príncipe, que a G., que mora fora vem embora sem concluir algumas coisas...  ficou chocado no primeiro momento, mas como todo príncipe disse: tudo tem um tempo vamos respeitar. É a gente sonha muito tudo para nossos filhos, a gente quer que tudo aconteça como eles planejaram, mas minhas filhas estão tendo que lidar a todo momento com o inesperado e deixar algumas coisas para outro momento.
Sinto no olhar da minha família que tudo depende de como estou pra que eles também possam levar a vida com o minimo de tranquilidade e, assim também lidar com tantos momentos delicados.

Família é assim.... amor, amor e amor...fico feliz de ter acertado a mão com minhas GGs. Uma G., está sempre por perto minha cuidadora em todos os momentos. A outra G., vai adiar algumas coisas para vir dar uma força, uma vez que nossa família é muito pequena, somos apenas nós  04. E claro, amigos... ah os amigos.
Sei que você pode dizer... não tem problema Rô, elas são jovens tem uma vida inteira pela frente, vão poder realizar tudo que quiserem.. eu sei disso. Mas como é difícil lidar com o depois.

Estou em momento muito difícil do meu diagnóstico, são anos lutando, lutando e lutando, meu corpo está frágil demais para tantas quimioterapias... de novo um medicamento que foi devastador em 2007.
Fui então conversar com Deus, ajoelhada no meu quarto num dia daqueles desesperadores, em que você se dá conta de que aqui na terra tá difícil alguma coisa dar certo. Implorei a Ele mais uma chance, mais uma vez eu precisava que minha Fé fosse renovada, que estava com muito medo de tudo, que não queria deixar a minha família, eu quero muito ainda viver, ajudar, viver, realizar, viver e viver

Nesta busca tão desesperada, neste dia tão difícil depois de muito choro, veio uma calmaria... Uma doce sensação de que ainda posso lutar mais um pouco, mesmo que ainda o caminho seja muito, mas muito difícil, mesmo que o corpo reclame... eu devo continuar minha caminhada. Agora estou acreditando no Deus do possível, uma vez que por aqui está impossível

Então por isso resolvi nesta última semana do ano, passar para vocês não como uma desculpa pela ausência, mas pelo respeito que tenho por todas as pessoas que conheci por intermédio do blog, que tanto me ajudam quando o assunto é o BENDIZER, tanto me amparam quando passo por momentos delicados

Queridas e queridos, o momento não é de desistir e sim de enfrentar... Prometo que farei minha lição de casa direitinho.

Desejo muito que 2012 seja delicado com cada um de nós, que nos momentos de medo, solidão, angustia, dor o Universo conspire a nosso  favor e,  uma brisa leve e bem suave toque você e te tenha na palma da mão.

Muitos @braços @pertados, todos aqueles que deixei de te dar quando você também estava triste ou simplesmente precisando de um abraço longo e apertado.
2012... estamos te esperando suavemente :)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

OUVIR COM EMPATIA

(Por Stephen R. Covey no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”)

A maior parte das pessoas não consegue escutar com a intenção de compreender; elas ouvem com a intenção de retrucar. Estão sempre falando ou se preparando para falar; filtram tudo através de seus próprios paradigmas e lêem sua autobiografia na vida das outras pessoas. São pessoas que quando ouvem algum relato dizem prontamente: “Ah! Sei exatamente como você se sente! Já passei por isso também. Vou contar o que aconteceu comigo...”.

Já a escuta empática é a escuta com a finalidade de compreender. Ou seja, primeiro compreender, realmente compreender. A empatia não é igual à solidariedade. Não significa concordar incondicionalmente com alguém, mas compreender alguém profundamente, tanto no plano emocional quanto no intelectual. A escuta empática significa muito mais do que registrar, repetir ou mesmo entender as palavras que estão sendo ditas; significa ouvir também com os olhos e o coração. Você ouve procurando entender o significado, o sentimento; ouve para compreender.

Quando você ouve com empatia, você compreende o que acontece; depois você pode se concentrar na solução do problema ou nos conselhos que tem a dar.

É difícil procurar primeiro compreender, diagnosticar, antes de receitar uma solução. É muito mais simples oferecer logo uma solução que vem servindo a você há tanto tempo, sem se preocupar se ela serve ou não à outra pessoa.

Portanto, por mais difícil que seja, procure primeiro compreender antes de aconselhar. Esse é um princípio correta que se manifesta em muitas áreas da vida. É a marca registrada de todos os profissionais de verdade.

@braços @pertados

A BELEZA DE 1 SEGUNDO